Setor de fisioterapia do município já atendeu 17 mil pacientes somente este ano na cidade e zona rural
Por Assessoria de Comunicação da SMS
Responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidades da pessoa, a fisioterapia tem um importante papel ao longo da vida.
Em Frutal, os pacientes que precisam deste tipo de atendimento contam com uma excelente estrutura física e com diversos aparelhos montados na Policlínica localizada ao lado do CREAS, próximo ao Corpo de Bombeiros.
Já aqueles que por uma razão ou outra não conseguem se locomover, o município, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza seis fisioterapeutas que atuam em domicilio tanto na cidade, zona rural e no distrito de Aparecida de Minas.
Na Policlínica, no período da manhã entre 6h e 12h, os pacientes contam com o atendimento da fisioterapeuta Cassia Beatriz da Silva. Já à tarde, o atendimento fica por conta da fisioterapeuta Veruska Paula Santa Rosa. Juntas, elas atendem um total de 60 pacientes por dia, somando em torno de 1.200 por mês. “De janeiro para cá, já foram 12 mil pacientes”, lembra Cassia.
Dentre as áreas em que elas atuam estão a parte neurológica, AVC, reabilitação pós traumático, pós operatório, dores crônicas, envolvendo principalmente casos de fraturas diversas. “O paciente passa pelo médico ortopedista e com o encaminhamento em mão, ele vai até à Secretaria de Saúde, onde são marcadas as sessões de fisioterapia a serem feitas na Policlínica. De início são 10 em que são realizadas avaliações e o tratamento necessário”, informa.
Ainda segundo Cassia Beatriz, no caso dos pacientes com problemas neurológicos, as profissionais procuram realizar os atendimentos pelo menos duas a três vezes na semana para não haver atrofias musculares ou agravamento do quadro clínico. “Na Policlínica também é feito o atendimento neurológico de crianças no atraso do desenvolvimento neuropsicomotor”, lembra.
Para a fisioterapeuta Veruska Santa Rosa, a fisioterapia é de extrema importância para os casos de reabilitação física, possibilitando a melhora das atividades da vida diária dos pacientes e dando mais qualidade de vida a eles. “Muitas vezes, eles chegam debilitados, sem nenhuma perspectiva e com o tratamento já conseguem realizar alguma atividade, ter um pouco de independência. Isso mexe com o emocional deles e nos deixa feliz e realizada profissionalmente”, afirma.
Em relação à Policlínica, segundo a profissional, “o município possui uma boa estrutura para atendimento já que o local possui os aparelhos necessários como turbilhões usados na melhora da fratura, rampa, barra paralela, espelhos, macas apropriadas e ondas de eletroestimulação”, elogia.
Já para aqueles que não conseguem ir até à Policlínica, o município também oferece um cuidado e uma atenção especiais. Com uma equipe formada por 06 fisioterapeutas, o atendimento em domicílio chega aos pacientes que moram na cidade, zona rural e no distrito de Aparecida de Minas. “São 25 atendimentos mensais por cada profissional, totalizando 500 por mês e de janeiro até agora são mais de 5.000 pacientes atendidos”, informa uma das profissionais, Luciana Galina.
Segundo ela, a Unidade Básica de Saúde através do Programa Saúde da Família – PSF estendeu o atendimento Home Care que consiste na visita da médica à residência. A partir daí, se o paciente estiver acamado, ela solicita a visita do fisioterapeuta que a partir de então vê a necessidade do atendimento domiciliar ou o encaminha para a Policlínica. “Alguns casos são permanentes, temos pacientes sequelados por AVC, acamados pós Covid, crianças com atraso no desenvolvimento psicomotor, com câncer generalizado e traumas causados por quedas principalmente em idosos”, informa a fisioterapeuta.
A Policlínica em Frutal atende de segunda a sexta-feira, das 6h às 12h e das 12h às 18. Ela está localizada na Rua João Carlos Ribeiro, nº 660, ao lado do antigo Viva Vida e CREAS.