Prefeito Bruno anuncia mais 370 operações de catarata e pterígio

Depois de realizar 500 operações de catarata em maio deste ano, devolvendo a capacidade de enxergar a centenas de pessoas que há anos aguardavam para passar por esse procedimento cirúrgico que tem um custo de cerca 6 mil reais, agora, a Prefeitura de Frutal acaba de anunciar que irá promover mais uma etapa do mutirão de catara.

Nessa segunda fase serão mais 120 operações que serão oferecidas a população de forma totalmente gratuita, graças à uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Câmara que serão, mais uma vez, as responsáveis por custearem essas intervenções cirúrgicas.

Mas essa segunda etapa do mutirão tem uma grande novidade para a população frutalense, isso porque também serão realizadas outras 250 operações de pterígio, doença que ocorre quando acontece o crescimento de uma membrana vascularizada sobre a conjuntiva que é responsável por proteger o globo ocular. Esta membrana cresce em direção à córnea e forma um triângulo.

As operações estão agendadas para serem realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro no Hospital Frei Gabriel, já os exames pré-operatórios irão acontecer no dia 12 de dezembro.

O prefeito Bruno Augusto ressalta que a primeiro mutirão realizado em maio desse ano foi um sucesso e zerou a fila de espera por operações de catarata no município. “Contudo, esse é um problema de saúde muito comum e os casos vem crescendo mês e a mês e para evitarmos que as pessoas deixem de enxergar e tenham que esperar anos por uma cirurgia, decidimos realizar essa segunda etapa do mutirão que só foi possível ser realizada graças ao apoio e a parceria da Câmara de Vereadores”, finalizou o prefeito.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação