Planura apresenta projeto de governança em turismo

O Centro de Eventos em Planura recebeu uma palestra ministrada pelo turismólogo Ismael Viezze, de Canela-RS, que desenvolveu o tema ‘Governança – Qualificação da Oferta Turística.’ O palestrante, que também é empresário e consultor, veio nesta segunda-feira, 21, a pedido do Sebrae, dentro da ação da Prefeitura de Planura para desenvolver o turismo no município. Segundo a analista do Sebrae em Frutal, Joana Rafaela, esta ação é sequencia do trabalho de mapeamento feito pelo órgão em parceria com a administração planurense e a Sala Mineira do Empreendedor. Segundo ela, foram levantados os atrativos e o potencial turístico de Planura e agora será elaborado um plano de trabalho com um roteiro que definirá as ações prioritárias.
O turismólogo Ismael Viezze comentou que é importante haver uma governança para coordenar as diversas áreas em que Planura deve investir para alavancar a atividade turística. “O município só vai ter seu turismo incrementado quando houver empreendedores, trabalhando a hospedagem, gastronomia, serviços e produtos, enfim tudo que forma a cadeia que deve ser desenvolvida. Nisso se envolve o Poder Público, a iniciativa privada e a comunidade, para fazer um planejamento a longo prazo para mostrar como isso pode ser feito, com planejamento e visão de futuro para tornar Planura um município turístico de fato.
Para o secretário de Turismo, Osvaldo Lucas Rodrigues Francisco, este foi mais um passo para o desenvolvimento do turismo e a governança é uma etapa importante, pois divide as tarefas entre as pessoas envolvidas deste projeto de turismo. Para ele, é preciso unir empresários, administração, pescadores e comunidade nesta mudança de cultura, para transformar o município. “Planura sempre foi muito hospitaleira e talvez por isso tenhamos muitos turistas aqui presentes. Mas agora é hora de melhorar a nossa infraestrutura e principalmente capacitar e preparar a população para receber os benefícios do que o município fomentar. Importante é criar uma política pública, plantar a semente para que o turismo em Planura cresça como deve.”

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: