Copasa aposta em nova tecnologia para agilizar manutenções operacionais
Com a finalidade de agilizar manutenções e melhorar cada vez mais a prestação de serviços no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), a Copasa investiu R$136 mil na criação do Centro de Controle Operacional Oeste (CCO). O ambiente foi projetado para armazenar um conjunto de tecnologias capazes de monitorar remotamente e em tempo real a situação do abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios onde a empresa opera.
O engenheiro de projetos e obras da Unidade de Serviço de Apoio Operacional Oeste (USOO), Murilo Arruda, destacou que a estrutura possibilita análises e tomada de decisões imediatas. “O CCO permite saber se ocorre falha eletromecânica ou falta de energia nas unidades de tratamento ou reservatórios, trabalha na redução de vazamentos de água, favorece a vigilância do patrimônio e, por meio do cruzamento de dados, contribui também para a detecção de problemas antes mesmo de que aconteçam”, contou.
A assertividade das informações geradas faz com que as providências para regularizar quaisquer intercorrências sejam tomadas de maneira mais célere. No caso do abastecimento, por exemplo, se o sistema detecta que um reservatório está com defeito, as equipes são rapidamente direcionadas para o local para eliminar a falha e prevenir a falta de água. Já no caso do esgotamento, se ocorre falha em uma elevatória de esgoto, técnicos são mobilizados para investigar a situação e normalizá-la o mais breve possível. “Onde antes precisaríamos visitar fisicamente o local, hoje identificamos os problemas em tempo real de forma online”, disse Murilo.
O CCO monitora os 58 municípios abrangidos pela Unidade de Negócio Oeste – desde o Pontal do Triângulo, passando pelo Alto Paranaíba e terminando no Noroeste do Estado. A tecnologia conta com a ajuda de sistemas internos informatizados e georreferenciados, que também são capazes de analisar a qualidade da água e sua distribuição.
Murilo também falou que, com o CCO, já é possível afirmar que o prazo de resolução das demandas foi minimizado. O CCO é um projeto embrionário de inovação e em constante ampliação. Foi pensado para trabalhar 24h, em turno, para monitoramento contínuo.