Conselho Municipal de Saneamento convoca reunião com a direção da Copasa

Diante do severo desabastecimento de água que atingiu boa parte da cidade nos últimos dias causando muita dor de cabeça e transtornos para os moradores do nosso município, o Conselho Municipal de Saneamento convocou a direção da Copasa para prestar esclarecimentos sobre essa preocupante situação.

Durante o encontro, que contou com a participação do prefeito Bruno Augusto, a Gerente Geral da Copasa, Elenice Louback Barros, anunciou que a empresa irá instalar um novo poço profundo na nossa cidade.

Ainda na reunião, Elenice garantiu que na tarde dessa sexta-feira apenas o Jardim Brasil e o Universe Residencial Plaza estão sem água, mas que a situação vai ser normalizada em algumas horas.

A gerente ainda destacou que por conta do funcionamento do poço profundo que capta água do Aquífero Guarani, Frutal não sofreu com o desabastecimento ao longo dos meses de julho, agosto, setembro, outubro. “Mas houve uma conjunção de fatores que contribuíram com esse desabastecimento severo dos últimos dias. Primeiro, a vazão do Ribeirão Frutal caiu consideravelmente, a captação que normalmente é de 80 litros por segundo caiu para 30 litros por segundo. Já a captação no Córrego Vertente Grande, que é de 30 litros por segundo, também teve de ser interrompido devido a sujeira da água. Por último, houve um aumento considerável do consumo foram 3 milhões de litros de água consumidos a mais durante o feriado prolongado”.

Apesar das justificativas, Elenice admite que a produção de água em Frutal está no limite. “Sabemos que a nossa produção está deixando a desejar. Mas as pessoas precisam entender que o Ribeirão Frutal está com a vazão comprometida, principalmente, quando ocorre escassez de chuvas como a que está ocorrendo nas últimas semanas. Por isso, tomamos essa decisão de furar um novo poço profundo”.

O novo poço será construído no Frutal II e segundo Diretora Geral da Copasa, a empresa já iniciou os processos para a regularização da área. “A nossa intenção é iniciar as obras em janeiro e entregarmos o poço funcionando até novembro do ano que vem”.

Elenice ainda faz um apelo para que a população frutalense faça o uso consciente da água. “A gente se depara com situações um tanto inacreditáveis na cidade, enquanto parte da população, especialmente, dos bairros mais altos sofre com a falta de água. Quem tem água, a utiliza para lavar calçada e esse não é o momento para isso”.

O prefeito Bruno Augusto disse que a Prefeitura está tomando todas as medidas cabíveis para amparar os bairros que estão sofrendo com desabastecimento e salientou, mais uma vez, que o Município já entrou na justiça pedindo a rescisão contratual com a Copasa. “Mas as ações na esfera pública são lentas, não caminham na velocidade que a gente gostaria, mas não estamos pecando pela omissão. O caso já está correndo na Justiça e nós, agora, dependemos do Judiciário para que haja uma decisão definitiva sobre esse caso”, concluiu o chefe do Executivo Municipal.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação