“Câncer de boca – é preciso falar sobre isso!”

A frase é da dentista Janaina Freitas, que há 10 anos desenvolve um projeto sobre o assunto e as formas com que os profissionais da área devem estar preparados para acolherem os pacientes, trabalhando junto a eles o diagnóstico precoce da doença.

Em comemoração à Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal do dia 1º a 07 de novembro, a dentista com mestrado em patologia e clínicas odontológicas, Janaina Freitas, foi a convidada esta semana do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO para ministrar palestras nos períodos da manhã e à tarde aos dentistas e auxiliares de consultórios odontológicos do município.

Na oportunidade, ela falou sobre prevenção e diagnóstico de lesões bucais, sobre a necessidade dos profissionais se atentarem para este tipo de câncer não tão divulgado quanto aos demais, sobre a estrutura do sistema de saúde pública de Frutal, que segundo ela, está orientado a receber o paciente por meio do Programa Saúde da Família – PSF, onde inicialmente é feita a consulta e posteriormente, se houver necessidade, o paciente é encaminhado para o CEO. “Sendo diagnosticado o câncer de boca após biópsia e exames complementares, ele é triado para os centros de referência que são os hospitais Hélio Angotti (Uberaba) e Hospital de Amor (Barretos)”, informou.

Ainda conforme destacou Janaina Freitas, o câncer de boca é assintomático, o que contribui para o aumento da taxa de mortalidade. Ele pode ser diagnosticado inicialmente por meio de doenças potencialmente malignas. Os fatores que contribuem para o surgimento são exposição ao sol, hábitos nocivos como o uso de tabaco, álcool, alimentação inadequada e até mesmo contaminação pelo vírus HPV. “As formas de prevenção são o uso de protetores solar e labial, ingestão de bastante água, hábitos de higiene bucal como escovar os dentes e a língua pelo menos três vezes ao dia e comparecer ao dentista semestralmente”, recomendou.

Uma das formas de identificar o câncer de boca é a perda de peso, a boca do paciente muda um pouco de forma com aparecimento de lesões, nódulos na região do pescoço, abaixo da boca e mandíbula. “Os locais mais acometidos pela doença são lábios, língua, assoalho de boca, bochecha e a garganta. Em casa, a pessoa deve fazer o autoexame, observando algo diferente procure a Unidade de Saúde para a avaliação clínica”, orientou.

Já no aspecto psicológico, a dentista Janaina Freitas afirmou que a capacitação também serviu para orientar os profissionais quanto à necessidade de acolher e oferecer um atendimento humanizado ao paciente. “O cirurgião dentista não trata o câncer de boca, ele está na linha de frente do diagnóstico da doença e no encaminhamento deste paciente para o tratamento especializado”, concluiu.

Para a Coordenadora de Saúde Bucal do município, Neile Terezinha Lopes Soares, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal teve como objetivo estimular ações preventivas e educativas relacionadas ao câncer bucal para melhor conscientização da importância do diagnóstico precoce para tratamento e cura da doença. “A fala da Dra. Janaina de Freitas foi muito importante, esclarecedora não só para a nossa equipe quanto para os profissionais do município de Comendador Gomes referenciado pelo CEO”, disse.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação