Projeto resgata animais atingidos por incêndios em Unidades de Conservação

Equipes de brigadistas, biólogos, bombeiros civis e veterinários estão mobilizadas para resgatar animais em áreas de incêndios nas Unidades de Conservação (UCs) de Minas Gerais. Trata-se de um projeto piloto, comandado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), criado a partir dos incêndios florestais de 2021.

Também faz parte do projeto a ONG Grupo de Resgate Animal (GRA), do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), que é especializado em resgate técnico animal e medicina veterinária de desastres. O GRA tem experiência em atuação no resgate de animais em mais de 15 locais, como em enchentes na Bahia e em Santa Catarina, rompimento da barragem em Brumadinho e incêndios no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul.

Além de animais vítimas de queimaduras, também são resgatados os bichos que machucam as patas durante a fuga ou que são atropelados ao escaparem das chamas. Muitos acabam buscando refúgio em áreas urbanas.

“É um projeto inicial que estamos desenvolvendo para podermos ter um plano de resgate. Tivemos uma demanda muito grande de resgate de fauna no ano passado, aí esse grupo nos deu um apoio e este ano decidimos conversar antes do início do período de incêndios”, explica Janaína Aguiar, analista ambiental do IEF.

Comments

comments