Professora Irma propõe criação do Departamento de Modalidades Paralímpicas e Centro de Atendimento ao Autista

Em indicação ao prefeito, à secretaria municipal da Educação e à secretaria municipal da Cultura, Esporte, Lazer e Inclusão, a vereadora Professora Irma propôs o fortalecimento do processo de inclusão social de autistas e de portadores de deficiência visual, física-motora e intelectual através das seguintes medidas:

1) criação do Departamento Municipal de Modalidades Paralímpicas, sabendo que o movimento paralímpico promove a inclusão social e vem conquistando a atenção e o respeito de milhões de pessoas em todo o mundo, estimulando a participação e adultos de crianças, jovens, principalmente estudantes, com deficiência visual, física-motora e intelectual na prática de atividades esportivas, possibilitado a participação nos Festivais e nos campeonatos Paralímpicos;

2) criação do Centro de Atendimento ao Autista, para oferecer serviços multidisciplinares de atenção à pessoa com Transtorno do Espectro Autista-TEA, realizando processos terapêuticos com profissionais especialistas em Neuropediatria, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Serviço Social.

Irma justificou que o Departamento Municipal de Modalidades Paralímpicas virá quebrar paradigmas e, através do esporte e conhecimento técnico e qualificado, trabalhar com a inclusão de pessoas com deficiências através do esporte. A sugestão é para que esse departamento seja criado orientado por profissionais capacitados e qualificados com experiência na gestão de práticas esportivas paralímpicas.

O Centro de Referência de Atendimento ao Autista oferecerá um atendimento multiprofissional, com equipe técnica qualificada, visando ampliar a qualidade de vida e do ensino das crianças atendidas. A importância deste trabalho é estimular a criança para potencializar o desenvolvimento neuropsicomotor, facilitando a plasticidade cerebral, possibilitando que esta criação tenha ganhos fundamentais no seu desenvolvimento, e uma ação preventiva, que facilitará o processo educacional.

“Julgo que as medidas que apontei são necessárias e servirão de auxílio ao louvável trabalho da nossa APAE, pois também promoverá a inclusão social de autistas e de portadores de deficiência visual, física-motora e intelectual.”, completou Irma.

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

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