Município está em alerta em relação aos casos de meningites registrados nos país e no Estado

Mais uma morte por meningite foi confirmada na capital mineira e os casos em cidades do interior paulista têm aumentado a cada dia. A dura realidade, segundo os especialistas, estaria ligada à queda na cobertura vacinal durante a pandemia da Covid-19.

No Brasil, as principais ocorrências de meningite bacteriana de relevância para a saúde pública são causadas pelo meningococo, pneumococo e HIG (bactéria da Influenza). Ainda segundo os especialistas, o cenário pode se agravar e recomendação atual é um rigor no bloqueio dos casos para evitar o risco de uma epidemia da doença.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença, que pode ser causada por vírus, parasita, fungos e bactérias, é grave e tem transmissão respiratória. “A meningite viral tem maior incidência na época do verão e a meningite bacteriana na época do inverno”, informa a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Catarina Silva Oliveira Clemente.

Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, as meningites virais ou bacterianas são contagiosas, ou seja, podem passar de uma pessoa para outra. A transmissão acontece por meio de saliva e ou secreções respiratórias de pessoa contaminada.

Segundo informações do setor de Epidemiologia, no município foi registrado no mês de maio deste ano o óbito de uma criança de 05 anos, cuja causa básica foi meningite pneumocócica. A paciente apresentou febre, dor de cabeça e irritabilidade. Ela deu entrada em um hospital da cidade e foi encaminhada para São José do Rio Preto, onde faleceu.

Conforme esclarece Ana Catarina, neste caso específico, o papel da Epidemiologia foi observar os sinais e sintomas das pessoas que convivem com a criança. “Até o momento, não foi apresentado nenhum sintoma nos familiares e contactantes, até porque o período médio de incubação da doença é de 02 a 10 dias”, observa a enfermeira.

Mesmo assim, Ana Catarina recomenda que ao primeiro sinal suspeito da doença como dor de cabeça, febre, náusea, vômito, é fundamental que a pessoa procure um atendimento de saúde.

Em Frutal, segundo o setor de imunização, também é baixa a procura por vacina contra a Meningite C feita nas crianças com 03, 05 e 12 meses e pela Vacina Meningocócica ACWY aplicada nas crianças de 11 a 14 anos, que previne a meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Para proteger o filho contra a doença, basta que os pais compareçam de segunda a sexta-feira em um Unidade de Saúde do bairro onde mora, das 8h às 17h, munidos de CPF e os cartões de vacina e do SUS.

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: