Município devolve o sorriso em forma de próteses dentárias a dezenas de pacientes

Que o sorriso ajuda a melhorar a autoestima de qualquer pessoa e por consequência, a qualidade de vida, isso todo mundo sabe.

A questão é quando este sorriso fica comprometido por conta da perda de dentes. Aí para recuperar o sorriso, é que entra a chamada prótese dentária removível parcial ou total que a maioria das pessoas conhece por dentadura.

O que muita gente não sabe é que em Frutal, graças ao trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que este ano recebeu da Prefeitura um novo espaço mais amplo e confortável, dezenas de pacientes estão podendo sorrir novamente e o que é melhor: tendo de volta o equilíbrio do sistema mastigatório.

Segundo explica a coordenadora do CEO, Neile Terezinha Lopes, de fevereiro a setembro deste ano, já foram produzidas 315 próteses, sendo 130 parciais e 185 totais, o que significa uma média de 40 próteses mensais.

Para ter acesso a esse serviço, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima do seu bairro, passar por uma avaliação com o cirurgião dentista, se for recomendado o uso de prótese, ele fará um encaminhamento que o paciente deverá levar até o CEO localizado na Av. Marechal Deodoro, nº 245 A, anexo ao antigo Hospital Regional. “O nome do paciente será colocado na lista de espera e quando chegar a sua vez, a secretária da Unidade irá ligar informando-o sobre o dia e horário do atendimento”, informa.

Ainda segundo Neile Terezinha, o paciente agenda um horário para ser feita a moldagem, o tempo entre a moldagem e a entrega da prótese gira em torno de um mês. “A pessoa deve comparecer uma vez por semana para serem feitas as provas e ajustes”, explica.

As próteses parcial ou total são produzidas em Frutal mesmo, por meio de laboratório credenciado pelo município através do processo de licitação. “O cirurgião dentista é quem molda, faz as provas e a entrega ao paciente, finaliza.

O agendamento no Centro de Especialidades deve ser feito de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h e na sexta, das 7h às 17h. Já o atendimento clínico acontece às 7h e às 13h.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: