Com a 26ª turma, Guarda Mirim chega a 4 mil jovens formados pela instituição

Com a 26ª turma, Guarda Mirim chega a 4 mil jovens formados pela instituição

Aconteceu na sexta-feira (14), a formatura da 26ª turma da Guarda Mirim de Frutal. O evento ocorreu na quadra de esportes da Creche Pequeninos de Jesus, no Ipê Amarelo, tendo a presença de autoridades e familiares dos 70 formandos. Desde sua reativação, mais de 4000 jovens já passaram pela Guarda Mirim e que seguiram diversas carreiras como médicos, advogados, policiais, engenheiros, entre outros. O projeto foi expandido para outras nove cidades da região e há uma grande procura por informações de pessoas de diferentes localidades que desejam implantar o programa em suas cidades.

Para o instrutor da Guarda Mirim de Frutal, sargento Wendell José da Silva (Polícia Militar), a formatura sempre é um momento emocionante em que se tem oportunidade de conhecer a família do formando, pois considera os familiares como a base das crianças e adolescentes.

“Os pais devem repassar ações positivas para seus filhos. Nós também os ensinamos a buscar seus objetivos para que alcancem o sucesso almejado. É um reforço para que ele realmente consiga ser um bom cidadão e consiga superar as pressões do dia a dia”, declara.

Wendell – que também foi um integrante da Guarda Mirim – diz que é um grande orgulho que o projeto vem sendo modelo para várias cidades da região. “A gente não imaginava a dimensão que a Guarda Mirim teria. É uma instituição que vem desempenhando um papel muito positivo na sociedade”, enfatiza.

O coordenador da GM, advogado Dhouglas Araújo Soares, ressalta a sua felicidade por ter feito parte da quarta turma e que, após a conclusão, ajudou na formação das 22 turmas seguintes.

Para ele, a formatura é a maior gratificação e emoção por poder ver a felicidade em cada um dos jovens e seus familiares. Segundo Dhouglas, este é um curso voluntário que os adolescentes fazem antes de ingressar no mercado de trabalho. Dentre todos os formandos, cerca de 70% deles já estão atuando no comércio de Frutal. “São jovens que estão fazendo a diferença nas empresas. Só temos a declarar toda nossa gratidão aos empresários que dão oportunidade e que acreditam no potencial deles para atuar no mercado de trabalho”, enfatiza.

Dhouglas também enaltece a importância do projeto que já existe há 14 anos em Frutal e hoje é referência em diversas cidades da região. “A Guarda Mirim é a construção da nossa cidade e de cada um que acreditou no projeto, de todos que abraçaram a causa”, observa.

A oficial da GM, Aloany Alouan Bernardes Silva – que recebeu uma homenagem durante a formatura – destacou que se cria um vínculo muito forte entre instrutores e alunos que passam a ser considerados amigos e conselheiros.

Para ela, é um projeto muito importante tanto para o jovem que é formado como para a sociedade. “Eles carregarão nosso ensinamentos e motivações durante a vida. Devemos ressaltar que na Guarda Mirim, só saem pessoas de valores de alto grau na sociedade e que passam a tomar um posicionamento importante na comunidade, sendo um ciclo que se repete”, salienta.

O juiz da Infância e Juventude da Comarca de Frutal, Thales Cazonato, também disse sobre sua felicidade em participar da formação dos jovens e parabenizou os coordenadores Wendell e Dhouglas, bem como todos os colaboradores e idealizadores que fazem parte do projeto.

Ele destacou a importância do projeto, assim como a necessidade de apoio por parte dos empresários que são parceiros. “As cidades da região não têm um projeto como esse que já formou mais de 4000 pessoas. Isso é algo de suma importância para a sociedade frutalense. Como juiz da infância, é muito bom saber que esse caminho que estão trilhando hoje vai amenizar muito o nosso trabalho no futuro”, argumenta.

O promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Roberto Carlos Alves de Oliveira Júnior, comenta que participar desse tipo de evento é coroar uma etapa na vida destes jovens, bem como o progresso de Frutal. Há oito meses atuando em Frutal, ele tem procurado divulgar os resultados positivos que o projeto tem em outros municípios da região.

“É um projeto que merece elogios tanto que tem sido replicado em outros municípios e pelo fato de muitos profissionais hoje terem passado por aqui. Fico muito feliz em identificar um trabalho tão profícuo que tem gerado frutos tão claros. É muita felicidade para o Ministério Público e para a população de Frutal”, afirma.

Participou do evento ainda a vereadora Gislene Maria da Silva que demonstrou sua alegria pelos formandos e seus familiares pois serão jovens que vão ingressar no mercado de trabalho utilizando a experiência adquirida no curso da Guarda Mirim.

Ela também frisou a importância do projeto. “Infelizmente, existem muitos convites para coisas que não levam ao caminho do bem. Mas esse é um trabalho feito com muita honra e dignidade e eles poderão ter um futuro brilhante”, comenta.

A vereadora Juliene Sabino também participou da formatura e considerou que foi um momento muito emocionante, acrescentando que tem procurado sempre incentivar e colaborar com o projeto.

“Foi um evento emocionante e de suma importância para os jovens adolescentes e toda a sociedade. Acho maravilhoso que eles sigam esse exemplo e possam se dedicar a nossa cidade. Tenho grande paixão pela guarda Mirim”, finaliza.

Reportagem: Samir Alouan

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: