Núcleo de Apoio ao Estudante da UEMG realiza palestra sobre o Setembro Amarelo

Em comemoração ao setembro amarelo, o Núcleo de Apoio ao Estudante-NAE, da Uemg-Frutal, realizou uma palestra seguida de bate papo com o psicólogo Marcos Garcia com o tema TDAH e Medicalização da Vida: a construção de identidades a partir do autodiagnóstico.
Marcos é mestre e doutor em Psicologia Social (USP), professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba, professor permanente do PPG em Educação e do PPG em Estudos da Condição Humana e coordenador do Grupo de Pesquisa “Saúde Mental e Sociedade”.
O palestrante Marcos destacou que a saúde mental vem sendo destacada e como psicólogo, tem-se a perspectiva de falar sobre a saúde mental a partir da visão de onde a saúde mental não é pensada do componente biológico, mas sim nos determinantes sociais que fazem com que o sofrimento mental aumente.
O coordenador do NAE, Prof. Dr. Arlindo da Silva Lourenço, afirmou que a universidade tem a obrigação que o conjunto de estudantes, professores e funcionários possam se apropriar das temáticas que circulam a sociedade. “O setembro amarelo foi criado como um mês de lembrança sobre questões ligadas ao cuidado de si e também a tendência a auto mutilação e suicídio. É muito importante trazer esse assunto para todos da instituição fazendo uma ressonância com membros da sociedade civil”, informa.
O diretor da Uemg-Frutal, Leandro Pinheiro, salientou que no final do período pandêmico é possível perceber que a saúde mental das pessoas não é mais a mesma. “Temos quadro depressivo, transtornos de ansiedade, entre outros. É importante saber e tratar esses transtornos. Sabemos que as exigências do trabalho e estudos podem contribuir para esses quadros. É importante falar sobre o tema e buscar alternativas estratégicas para se cuidar”, comenta.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: