PIRAJUBA INVESTE PARA MELHORAR O SERVIÇO DA FARMÁCIA POPULAR

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à política de descentralização do componente especializado da atenção farmacêutica (PDCEAF) em fevereiro de 2022.

Essa Política (PDCEAF) estabelece a descentralização da solicitação, dispensação e renovação da continuidade do tratamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), que são medicamentos de alto custo e para tratamentos prolongados, utilizados em doenças como Parkinson, Alzheimer, Lúpus, Diabetes Mellitus, entre outras.

O objetivo da ação é ampliar, qualificar e tornar mais ágil o acesso aos medicamentos da atenção farmacêutica. Antes dessas mudanças, para retirar os remédios o paciente era obrigado a ir até a unidade da Regional de Saúde em Uberaba ou assinar uma procuração para que um servidor público de Pirajuba fizesse o trâmite em seu lugar.

Em razão dessa burocracia, muitas vezes o paciente não tinha acesso ao tratamento em tempo hábil, o que, em alguns casos, poderia prejudicar o desempenho esperado.

Ao aderir à política, a cidade recebeu um repasse estadual que foi investido em melhorias das instalações da farmácia, com readequações e reforma de toda a área física.

Até o momento foi investido o valor de R$ 69.281,89 nesse serviço, porém, o projeto prevê ainda a aquisição de novos mobiliários e investimento no serviço de informática.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: