Transformando óleo de cozinha em dignidade e renda para os pacientes da rede de assistência psicossocial de Frutal

O que você faz com o óleo de cozinha que foi utilizado na sua casa? Joga na pia? Descarta nos Eco pontos espalhados pela cidade? Independentemente, do que você faça com ele, saiba que em breve você poderá dar uma destinação mais social e humana para esse resíduo.

Isso porque já está em andamento em Frutal, a implantação do projeto “Sabão Consciente” que irá transformar óleo de cozinha usado em produtos de limpeza como sabão em barra, sabão em pó e detergente. Além de dar uma destinação ambientalmente correta ao resíduo que é extremamente poluente, o projeto ainda vai gerar trabalho e renda para pacientes atendidos pela rede de assistência psicossocial do município de Frutal.

Ao todo vinte pacientes participarão do projeto que funcionará como uma espécie de fábrica e ainda contará com a supervisão de uma rede outros profissionais que auxiliarão na fabricação e venda desses produtos.

De acordo com Alzimara Belo, coordenadora municipal da atenção psicossocial, ainda está em processo de estudo como ocorrerá a coleta desse óleo. “Ainda estamos analisando, mas acredito que esse óleo poderá ser coletado tanto diretamente de grandes empresas que contam com cozinhas industriais como também através de totens espalhados pelo comércio da cidade, onde o cidadão poderá deixar o seu óleo usado”.

Alzimara destaca que todo o maquinário necessário para transformar o óleo usado em produtos de limpeza já foi adquirido, graças um programa do Ministério da Saúde. “Agora, estamos contando com o auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação para encontrar um local apropriado para que a nossa fábrica comece a funcionar o quanto antes”.

Ainda, segundo Alzimara, já está sendo debatido os locais onde esses produtos feitos pelos pacientes da rede municipal de assistência psicossocial serão vendidos. “Esperamos contar com o apoio do comércio local, principalmente, das grandes redes de supermercados que funcionam na nossa cidade, quem sabe não consigamos colocar esses produtos para serem vendidos nessas grandes redes varejistas”.

A ideia, de acordo com Alzimara, é que esses produtos já estejam no mercado frutalense no início de dezembro. “Queremos dar esse grande presente de Natal para os pacientes e para nossa comunidade. Lembrando que a renda da venda desses produtos de limpeza, que também vão incluir desinfetantes e amaciantes, será revertida para o pagamento dos pacientes, para a compra dos insumos para a fabricação dos produtos e uma pequena parte ficará guardada e reservada para que possamos fazer a manutenção do maquinário”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: