Sebrae Minas promove atividades na 8ª Feira do Abacaxi de Aparecida de Minas

Durante a 8ª Feira do Abacaxi de Aparecida de Minas, distrito de Frutal, que será realizada de 4 a 7 de agosto, o Sebrae Minas promove atividades para capacitar os produtores e gerar negócios. A região é considerada uma das maiores produtoras do fruto da espécie Pérola no estado. A produção mineira é a terceira do ranking no país, boa parte procedente de Aparecida de Minas, onde são colhidos nove milhões de frutos anualmente, em oito mil hectares.

A analista técnica do Sebrae Minas Joana Rafaela destaca que o evento é uma oportunidade de expor e comercializar produtos e compartilhar conhecimento. “Na última edição, realizada em 2019, foram movimentados cerca de R$ 5 milhões em negócios. Para este ano, a expectativa é subir este número para R$ 7 milhões e atrair cerca de quatro mil pessoas”.  

Programação

A abertura oficial do evento, marcada para às 17h do dia 4 de agosto, terá a presença da diretora do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Marina Lima, que fará palestra com o tema “Experiência prática na produção de abacaxi orgânico no sistema mulching (técnica que consiste em cobrir o solo com um filme plástico para proteger a terra e a raiz da planta)”.

 No dia seguinte, às 8h, o coordenador técnico da Emater José Roberto da Silva conduz o primeiro Dia de Campo para os produtores rurais. Às 14h, o pesquisador da Embrapa Raul Castro Carriello apresenta a palestra “Novas alternativas de nutrição para o abacaxi”.

Para apoiar os produtores nas negociações com o mercado, no sábado (6/8), das 10h às 18h, o Sebrae Minas promove uma agenda de relacionamento entre a Cooperativa dos Produtos Rurais de Aparecida de Minas (Coopercisco) e grandes compradores de redes supermercadistas.

A 8ª Feira do Abacaxi de Aparecida de Minas é realizada pelo Sebrae Minas em parceria com a Coopercisco, a prefeitura de Frutal e o Sistema FAEMG.

Cooperação que gera resultado

A constituição da Coopercisco teve início em 2015, quando os produtores de abacaxi de Aparecida de Minas recorreram ao Sebrae em busca de alternativas para diminuir custos de produção e ampliar o acesso ao mercado. Um ano depois, a cooperativa foi fundada e, hoje, reúne 22 agricultores. A cultura da cooperação tem favorecido a redução de custos com agroquímicos por meio da compra conjunta e a equiparação de preço do fruto.

O vice-presidente da cooperativa, Julio Cesar Leonel, afirma que as ações e os cursos oferecidos pelo Sebrae Minas foram determinantes para capacitar os produtores e agregar valor ao produto. Ele iniciou o plantio de abacaxi em 1986 e, hoje, tem uma área plantada de 12 hectares, 80% dela ocupada pela produção do tipo Pérola – a espécie Havaiano responde pelo restante.

Leonel salienta que as consultorias de marketing e finanças do Sebrae Minas também têm contribuído nas negociações com os grandes centros. “Na primeira edição da feira, em 2014, eram quatro expositores. Agora, a previsão é de 20. Nosso evento ficou conhecido nacionalmente e recebemos visitantes do Paraná, do Pará e da Bahia”, destaca.

Serviço:

8ª Feira de Agronegócios do Abacaxi de Aparecida de Minas

Data: 4 a 7 de agosto

Local: Rodovia Jerônimo Heitor de Assunção, Km 13

Programação completa em @coopercisco

Entrada gratuita

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: