Hospital Frei Gabriel realiza operação Zero Adorno pela redução das infecções

O Hospital Frei Gabriel, sob a gestão do Instituto Med Life em parceria com a prefeitura de Frutal, está realizando a Operação Zero Adorno como forma de conscientização aos profissionais da saúde da unidade. O objetivo da campanha é reforçar aos profissionais a importância de não utilizar adornos no ambiente hospitalar, em todos os setores.

O uso de adornos em unidades de assistência à saúde é vetado pela Norma Regulamentadora (NR-32) e não se trata de uma escolha das instituições. Entre os adornos proibidos estão brincos, colares, relógios, pulseiras, anéis (mesmo alianças), gravatas e crachás com cordão. Essa conduta é indispensável para que se possa reduzir o risco de infecções, tanto em pacientes como entre os próprios profissionais da saúde. Os objetos utilizados como adornos podem carregar em sua superfície microrganismos e agentes infecciosos, além de dificultarem a higienização correta das mãos, medida considerada principal para a prevenção e controle de infecções, especialmente entre os trabalhadores da saúde.

Em cada setor, os colaboradores receberam do Técnico em Segurança do Trabalho do Hospital Frei Gabriel, Rogério Jonas, orientações sobre a norma e a importância do seu cumprimento para a segurança dos pacientes e dos próprios trabalhadores. E, como forma de incentivo ao cumprimento da norma Zero Adorno, foram distribuídos saquinhos personalizados com o tema da campanha, onde os profissionais poderão guardar de maneira segura seus acessórios durante o turno de trabalho.

A iniciativa recebeu elogios e teve boa adesão dos colaboradores do hospital. “A Operação Adorno Zero é de suma importância para o hospital porque sabemos que o adorno é um meio de transmissão de germes e bactérias. E com esse intuito a gente pensa na prevenção dos nossos colaboradores e dos nossos pacientes para impedir essa contaminação. Porque [com] o adorno a gente sabe que não é feita a higienização correta, então nós aderimos a isso, à Operação Adorno Zero”, disse Alessandro Faria, enfermeiro do Hospital Frei Gabriel. A enfermeira Rosangela Mota, da Educação Continuada do hospital, também destaca sobre a campanha: “É de suma importância darmos valor à campanha Zero Adorno que foi desenvolvida pela CCIH e pela segurança do trabalho, […] evitando assim que se proliferem novas bactérias ou vírus em nosso hospital.”

O objetivo da campanha Zero Adorno não é tirar das pessoas o direito de usar brincos, pulseiras, colares, relógios e outros acessórios que realçam a beleza de cada um, mas sim conscientizar que, ao chegar na unidade hospitalar, é importante retirar e guardar tais itens, mostrando assim respeito pelos pacientes que frequentam o hospital e protegendo os próprios trabalhadores da saúde de infecções.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: