Aelton Freitas estuda  CPI para investigar concessionária da BR-153 e BR-262

A BR-153 e a BR-262 são dois importantes eixos rodoviários do Brasil e que passam por Minas Gerais, com trechos sob concessão da empresa Triunfo Concebra. Neste ano de 2022, a tarifa de pedágio praticada pela concessionária teve um reajuste de 110%. Os benefícios aos usuários são questionados pelo deputado federal Aelton Freitas, uma vez que os investimentos básicos de tapa-buraco e conservação não estão sendo executados e a duplicação da BR-262 entre Uberaba e Araxá, anunciada em 2015 nunca foi feita.

“É uma falta de respeito com a população do Triângulo Mineiro, especialmente Uberaba, Araxá e cidades circunvizinhas. Estão cobrando pedágio, aumentando pedágio, como se ela fosse duplicada. Se a ANTT não resolver até o final do ano e fazer uma licitação para colocar uma nova empresa, vai ser a primeira CPI que vou propor na minha vida”, destaca o deputado.

A Comissão Parlamentar de Inquérito, caso ocorra, deverá  investigar a concessionária pela falta de ação nas rodovias, apesar da cobrança de pedágio. Aelton cita situação semelhante que está acontecendo no Espírito Santo, através do deputado federal Josias da Vitória propondo CPI para reverter a BR-101, que passa pelo estado, e há quase uma década está sob concessão com cobrança de pedágio sem duplicação.

Solução. “Conversei na  ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] e  com o  Ministério dos Transportes. Não tenho nada pessoal contra a Triunfo.  Sou contra o não cumprimento de contrato por parte deles e  a cobrança exorbitante de pedágio sem  benefícios aos usuários da rodovia”

153– Já sobre a BR-153, nos Estados de Minas Gerais e de Goiás principalmente entre Anápolis até a divisa de Minas Gerais com São Paulo, na região de São José do Rio Preto, o deputado federal Aelton Freitas denuncia a existência de trechos em péssimas condições, com buracos na pista, problemas de sinalização, de manutenção, com falta de faixas de domínio e de segurança, o que coloca em risco a segurança dos motoristas.

 “Visitando diversos municípios que têm a BR-153 como principal via de acesso, em todos – por exemplo, Prata, Canápolis, Frutal, Comendador Gomes, Itapagipe, Fronteira -, a reclamação é uma só: o perigo na BR-153 e o descaso da empresa Triunfo”, observa Aelton.

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rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

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