Unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos realiza exames preventivos em Frutal

Por Assessoria de Comunicação da SMS

A semana começou de forma positiva no que diz respeito ao trabalho de conscientização e prevenção ao câncer no público masculino e feminino.

É que das 8h às 12h, de segunda-feira, dia 20 de junho, a Unidade móvel de prevenção ao câncer do Hospital de Amor de Barretos, estacionada em frente ao prédio da Policlínica ao lado do corpo de Bombeiros, realizou os exames de Papanicolau de prevenção ao colo de útero, pele e de PSA de prevenção ao câncer de próstata.

Conforme explicou o coordenador do leilão em prol ao Hospital de Amor em Frutal, Bento da Silva Junior, já é costume a Unidade móvel oferecer os exames nas cidades que contribuem com a realização do leilão beneficente como o ocorrido no dia 15 de maio em que foram arrecadados 234 mil reais doados à instituição. “Para a população é muito boa esta iniciativa porque os exames vêm até ela, não havendo necessidade de se deslocar até Barretos”.

A Secretária de Saúde, Patrícia Xavier Silva Barbosa, informou que havia um número limitado de pessoas a serem atendidas. Sendo assim, ela solicitou às enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde para que fosse identificada a quantidade de pessoas que necessitavam passar pelos exames. “Agradecemos esta importante parceria com a coordenação do leilão em Frutal que muito contribuiu para com a saúde de nossa população”.

Segundo informou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Graziela Calixto, no total foram realizados 50 exames de Papanicolau e mais 40 de PSA.

Para ela, a vinda da carreta representou na verdade, um incentivo a mais para as pessoas buscarem se prevenir contra o câncer de colo de útero ou de próstata que diagnosticados precocemente podem ser tratados. “Caberá a partir de agora ao Hospital de Amor analisar o material coletado, os resultados serão encaminhados ao município e caso haja alteração, o próprio Hospital de Amor de Barretos fará a continuidade do tratamento”, disse.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: