Desembargador Elias Camilo é homenageado no TJMG

O desembargador Elias Camilo, integrante da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da Assessoria Jurídica do TJMG, que completa 75 anos no próximo dia 20 e está prestes a se aposentar, foi homenageado em sessão realizada na 3ª Câmara Cível, onde atuou durante muitos anos.
 

Foi a última sessão dele na 3ª Câmara Cível, à qual foi convocado para o julgamento dos processos que ainda estavam sob sua relatoria. A pauta teve 56 processos, nos quais o desembargador figurava como relator.

Após a sessão de julgamentos, teve início a sessão de homenagens, com a participação de diversos magistrados, assessores, servidores, advogados, além de amigos e familiares do desembargador Elias Camilo.

Em seu pronunciamento, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, relembrou a trajetória do desembargador Elias Camilo e ressaltou a importância de valorizar o tempo, que é precioso. “O desembargador Elias Camilo tem nos brindado com sua competência, cultura, sabedoria e conhecimento do mundo jurídico. Mas chegou o momento da aposentadoria como magistrado, hora de fechar um ciclo, para dar início a outro. Com a aposentadoria, descortina-se todo um horizonte de novas possibilidades”, afirmou o presidente.
 

O presidente lembrou que, com a aposentadoria, será possível dedicar mais tempo à família e também a outras atividades, como viagens e o encontro com os amigos. “Vamos sentir falta da convivência, do seu conhecimento e das conversas sobre assuntos do cotidiano, em diversos momentos, apesar da exigência de dedicação e de muito trabalho. Destaco a sua atuação valorosa na Superintendência Jurídica”, disse.

O desembargador Gilson Soares Lemes destacou ainda o legado do desembargador, por sua experiência, dedicação, inteligência, senso de justiça, espírito público e, também, pelo companheirismo e generosidade. “Isso tudo o acompanha nos novos caminhos que vai trilhar. Fica conosco, também, em forma de exemplo a ser seguido, na missão de todos nós, de promover a justiça. Em nome do Judiciário mineiro, o meu muito obrigado por tantos anos de dedicação. Sentiremos sua falta nesta casa que continua sendo sua. Sinta-se sempre à vontade em entrar, porque as portas, tenho certeza, estarão sempre abertas.”

Trajetória
 

Em nome da 3ª Câmara Cível, integrada pelos desembargadores Albergaria Costa (presidente), Jair Varão, Alberto Diniz Junior, Maurício Soares e Luzia Peixoto, discursou o desembargador Alberto Diniz Junior. O magistrado falou sobre a alegria de compartilhar com o desembargador Elias Camilo os trabalhos do dia a dia. Mencionou ainda a trajetória do magistrado, natural de Santa Maria do Suaçuí, filho de um cartorário, que ingressou na magistratura em 1982.

“No exercício da magistratura e ainda no vigor máximo de sua intelectualidade, a dura letra da lei impõe-lhe desvestir a toga e pendurar o capelo, e põe abrupto fim a uma trajetória de exponencial crescimento. Ao cabo de tantos anos, ficou claríssimo o tanto que o desembargador Elias Camilo instruiu o mundo: instruiu-o com firmeza de caráter, ao servir de exemplo para amigos e profissionais; instruiu-o com seriedade nos momentos em que a seriedade se impunha, e também nos momentos de alegria; e instruiu-o com o senso de exercer o grave ofício de juiz”, discorreu o desembargador Alberto Diniz Junior.
 

Em seguida, os integrantes da 3ª Câmara Cível entregaram ao desembargador Elias Camilo uma placa comemorativa, em que registraram palavras de homenagem.
 

A cerimônia também contou com diversas manifestações dos presentes. “Desejo paz, amor, saúde, sucesso e prosperidade”, afirmou o vice-corregedor-geral de Justiça, desembargador Edison Feital Leite, que falou do amigo que está se ausentando do trabalho diário, mas que deixa marcas significativas.

 

Simplicidade
 

O vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Maurício Pinto Ferreira, representou o presidente da entidade, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e também discursou. O magistrado expressou a sua admiração pelo desembargador Elias Camilo, que, em sua opinião, é um exemplo a ser seguido por sua simplicidade e lisura no trato, além do conhecimento jurídico. “Ele é um expoente da magistratura mineira, a quem desejo, nessa nova etapa da vida, sucesso, felicidade e alegrias.”
 

O procurador de Justiça Antônio Sérgio Rocha de Paula também falou das qualidades do desembargador Elias Camilo, e destacou o privilégio e felicidade, como integrante do Ministério Público, de conviver com o magistrado, desde a época em que o homenageado ainda era juiz da área da Fazenda Pública. “Apesar de toda a sua cultura jurídica, destaco a sua simplicidade e a qualidade de ouvir as partes e de dar atenção às questões do Ministério Público. Expresso o meu agradecimento. Aprendi muito com os seus votos”, disse.

O assessor Ivan de Lima Borges falou em nome da equipe que atua no gabinete do desembargador. “Estamos falando de um ser humano diferenciado que, certamente, traz, no coração e no espírito, a consciência livre de que guardou, a cada dia, no exercício da judicatura, a imparcialidade, retidão, dignidade e a coragem para efetivar a missão que lhe foi reservada, preservando seus valores”, disse.
 

O assessor também destacou a simplicidade, sabedoria, desprendimento e humildade do desembargador Elias Camilo como qualidades notórias. “Somos imensamente gratos pela oportunidade da convivência, marcada pelo respeito e pela cordialidade. Carregue o sentimento de que dignificou a toga. O homem público nunca se despede sem deixar marcas, e as que o desembargador deixou são as melhores possíveis, um exemplo a ser seguido pelos que aqui ficam. Aproveite cada momento dessa nova caminhada”, desejou.
 

Tiago Costa Camilo, um dos filhos do magistrado, discursou em nome dos familiares. Ele relembrou a história da família e expressou gratidão a todos que conviveram com o desembargador Elias Camilo ao longo de sua carreira na magistratura, contribuindo para os bons resultados do trabalho diário. “O fechamento de um ciclo não pode ser visto como um fim, mas como o início de uma nova etapa, que traz inúmeras possibilidades, pessoais e profissionais”, afirmou. O filho do magistrado destacou ainda o comprometimento do pai com o trabalho no TJMG, onde ele atuava com motivação e satisfação.

 

Gratidão
 

O advogado José Anchieta da Silva falou em nome da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, da Academia Mineira de Letras Jurídicas e da advocacia. Ele afirmou que o desembargador Elias Camilo assume de forma digna e merecida a aposentadoria, e reforçou o convite para um futuro retorno do magistrado ao exercício da advocacia.
 

Ao fim de todos os pronunciamentos, o desembargador Elias Camilo se manifestou, expressando a sua gratidão por todas as palavras e homenagens. “Sou muito grato pelo tratamento que recebi no convívio com os integrantes do Tribunal. Quero deixar o meu agradecimento, de forma sincera e respeitosa, pelo apoio e dedicação de todos no exercício de das atribuições de cada um. Sem isso, tenho certeza, o trabalho que eu pretendia executar não seria possível”, disse.
 

O magistrado também agradeceu à sua equipe que, nessa reta final de sua atividade jurisdicional, trabalhou de forma abnegada e deu o necessário apoio para que o acervo processual fosse reduzido ao máximo possível, o que contribuirá para o trabalho do magistrado que o sucederá.
 

O desembargador também expressou a sua intenção, ainda no início do exercício da magistratura, de corresponder aos anseios e expectativas de todos aqueles que buscassem a unidade judiciária onde ele estivesse trabalhando. “Se isso não foi possível, espero que compreendam que não foi por ausência da minha vontade, mas por absoluta impossibilidade ou incapacidade.”
 

A sessão de homenagens contou com a participação do trio da Orquestra Jovem do TJMG.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: