Secretarias Municipais conhecem metodologia e funcionamento das APACs Frutal
Atendendo a um convite feito pela gerente geral das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados – APACs Frutal, Paula Queiroz, secretários que fazem parte do Governo Municipal, estiveram semana passada visitando as três instituições instaladas na cidade.
Além da Secretaria de Saúde, também estiveram presentes representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Cultura e Educação.
Atualmente, Frutal possui três Unidades de APAC: a masculina que atende 241 recuperandos, a feminina com 78 recuperandas e o Centro Educacional Mário Ottoboni (fundador da metodologia apaqueana) – Apac Juvenil, a primeira inaugurada no Brasil no dia 04 de outubro de 2019.
As APACs em Minas, no país e até no exterior, têm como objetivo promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar.
De acordo com Paula Queiroz, o objetivo das visitas dos representantes das Secretarias Municipais, é fazer valer o 1º dos 12 elementos da metodologia da APAC que é a participação da comunidade. “Nossa proposta é trazer pra dentro de nossas APACs aqueles que trabalham em prol do município para que eles conheçam o trabalho aqui desenvolvido”, informou.
Na oportunidade, durante reunião realizada no auditório da Apac masculina, foram apresentados aos convidados os resultados das atuações das APACs Frutal medidos pelo Tribunal de Justiça (parceiro do projeto) através de estatísticas, o custo de cada recuperando, qual o objetivo e o dia-a-dia das instituições.
A secretária de Saúde, Patrícia Xavier, ao agradecer o convite, disse que ficou impressionada com a organização e disciplina do local. “Os resultados em termos de recuperação são positivos e o trabalho desenvolvido pela equipe e gestão merecem o nosso respeito”, afirmou.