Secretaria de Educação quer tornar escolas municipais ainda mais inclusivas

Na última semana foi realizada a primeira reunião com os profissionais que atuam direta ou indiretamente no Núcleo de Apoio à Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos (NAIDDH).
O NAIDDH é um setor da Secretaria Municipal de Educação dentro do departamento pedagógico e tem como principais objetivos assegurar aos alunos da Educação Especial, o direito a matrículas em classe/turmas regulares do Ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
São acompanhados pelo Núcleo alunos com deficiências, limitações, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e demais alunos que de uma forma ou de outra possam estar em situações discriminatórias devido a condições de gênero, raça, situação socioeconômica.
O papel do Núcleo é garantir a esses estudantes a realização de todas as adaptações razoáveis necessárias para o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia. Além disso, o NAIDDH tem a missão de garantir o acesso universal à educação escolar, independentemente de diferenças individuais, sociais, de gênero ou cultura e com igualdade de condições para a permanência na escola.
Cabe ainda aos profissionais que compõem o Núcleo acompanhar e avaliar os alunos do Atendimento Educacional Especializado – AEE, junto às unidades escolares, oferecendo redes de apoio, recursos de acessibilidade e estratégias pedagógicas garantindo a matrícula, o acesso, a permanência, a participação, desenvolvimento e aprendizagem do aluno com deficiência.
Enfim, o NAIDDH trabalha no sentido de superar as desigualdades, valorizar a diversidade, promovendo uma educação de qualidade para mudança e transformação social.
O Núcleo existe desde 2015, antes denominado Departamento de Educação Inclusiva e Diversidade, em 2022 recebe o nome de Núcleo de Apoio à Inclusão, Diversidade e Direitos Humanos. O NAIDDH em breve contará com sede própria localizada na rua Capitão Felizardo Fontoura, nº 244 – Centro, onde os estudantes poderão receber atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e assistente social.
O atendimento do NAIDDH abrange todas as escolas, CEMEIs e creche da rede municipal de ensino.
As coordenadoras do Núcleo, Analice de Paula e Silva e Abigail Ferreira, acompanhadas do Secretário Municipal de Educação, Marco Antônio Gaioso de Queiroz, e da Diretora Pedagógica, Gislene Maria dos Santos, apresentaram a equipe do NAIDDH e discutiram sobre as atribuições e cronogramas da psicóloga e das assistentes sociais.
De acordo com o secretário da educação, Marco Antônio Gaioso de Queiroz, momentos como esses são valiosíssimos para a educação municipal. “Pois ajudam a desenvolver estruturas para a inclusão social, igualando a oportunidade e participação das pessoas com deficiência a partir das necessidades individuais e sociais”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: