Vereador Alex Freitas indica tratamento por meio da “Equoterapia”

O vereador Alex Freitas foi autor de uma indicação na qual pede a implantação do tratamento conhecido por “Equoterapia” na rede municipal de saúde em Frutal.

Trata-se de uma terapia que se emprega o cavalo como agente promotor de ganhos em nível físico e psíquico, contribuindo com o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e equilíbrio.

Essa interação com o animal proporciona também autoconfiança e autoestima, benefícios físicos, educacionais, e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mental com necessidades especiais e é indicada para doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares, sequelas de traumas e cirurgias, doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais, entre outros.

Alex Freitas lembra que esse tratamento é aplicado em diversas cidades do Brasil e tem eficácia comprovada em muitos casos. Ele também adianta que em Frutal existem muitas estruturas disponíveis para a implantação deste projeto.

“Este é um método que busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e com necessidades especiais. É uma forma de reabilitação que tem como base os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo e que, certamente, demostram melhora na função motora do paciente”, conclui.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: