Frutalense que mora na Ucrânia está em ação humanitária para ajudar população na guerra

Um frutalense que está na Ucrânia e foi barrado ao tentar deixar o país, resolveu continuar por lá e agora está prestando serviços humanitários. Jammes Pires de Castro (Jamba), de 32 anos, é natural de Frutal e estava morando em Kiev, a capital que agora está sob o cerco das tropas da Rússia. No dia 26 de fevereiro ele estava na fronteira  com a Polônia e, apesar de passar horas tentando deixar a zona de guerra, não obteve autorização para deixar o território. Em entrevista ao jornal O Estado de Minas ele relatou que a cena na fronteira era comovente, com mulheres, crianças e famílias inteiras caminhando horas e enfrentando o frio na tentativa de ficar livre da invasão russa.

Ontem o músico novamente concedeu entrevista ao jornalista Renato Manfrim, do jornal O Estado de Minas, e relatou que desistiu de cruzar a fronteira e se dirigiu a Lviv, na região oeste daquele país. “A gente está ajudando os ucranianos que estão sem trabalho e sem comida. Compramos alimentos ou mandamos dinheiro para a conta deles”, relatou na entrevista.

Ele ainda apontou que o grupo tem recebido contribuições em dólares, em especial de moradores dos Estados Unidos, o que tem permitido a ajudar os ucranianos em suas necessidades básicas.

O músico contou que há cerca de cinco a 10 mil pessoas à pé, tentando deixar o país. “Você vê as mães segurando os seus filhos no colo por mais de 24 horas, no frio”, disse. Ele relatou ainda que as crianças têm demonstrado heroísmo durante a guerra: “elas brincam e raramente vemos elas chorando. É a mão de Deus sobre a nação ucraniana”.

Para colaborar com a ajuda humanitária na Ucrânia, basta clicar aqui.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: