Deputado Arnaldo e APAEs discutem com Romeu Zema melhorias para rede de assistência em MG

A assistência aos portadores de deficiência em Minas Gerais e a necessidade de apoio do governo de Minas Gerais ao funcionamento das APAEs e Centros Dias de Referência Para Pessoas com Deficiência foram discutidas pessoalmente com o governador Romeu Zema em reunião ocorrida na Cidade Administrativa na última terça-feira (14).

O encontro com o governador foi articulado pelo deputado estadual Arnaldo Silva Júnior (DEM), que tem defendido na Assembleia Legislativa que o governo de Minas Gerais dê mais amparo aos mineiros atendidos pelas instituições. A Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá e Mello Jacometti, acompanhou o governador Zema na reunião. Estiveram ainda presentes o presidente da Federação das APAEs de Minas Gerais, Jarbas Feldner, e representantes das APAEs de vários municípios do Estado.

“Tivemos a oportunidade d elevar para o centro das discussões em Minas Gerais a causa da pessoa com deficiência.  Expusemos para o governador e a Secretária Elizabeth vários assuntos, entre eles, o funcionamento das Apaes como Centro-Dia, que oferece atenção integral à pessoa com deficiência e sobre a falta de recursos governamentais para custear estas despesas. Foi uma oportunidade importante de propor discussões de fortalecimento dos direitos das pessoas com deficiências a partir de políticas públicas, um tema até então esquecido pelo Governo”, explica o deputado Arnaldo.

Na oportunidade foram demonstrados números apurados pelo censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), onde constam que em Minas Gerais existem 319 Centros Dias em funcionamento, distribuídos em 36 regiões do Estado e que fazem o acompanhamento de 26.560 pessoas com deficiência e suas famílias.

Ao final da reunião, o governador Romeu Zema e a Secretária Elizabeth Jucá se comprometeram em formar uma equipe técnica para avaliar a possibilidade de liberação de recursos para as unidades do Centro-Dia do Estado, o que permitirá melhor atendimento e acolhimento aos portadores de deficiência e seus familiares.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: