Carnaval 2022 é cancelado na região

Prefeitos da região da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), reunidos nesta quarta-feira, no Gabinete da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, decidiram, por unanimidade, conforme previsto, pela não realização do Carnaval 2022 e quanto as festas públicas de réveillon, por sugestão da prefeita Elisa, ficarão a critério de cada prefeitura. Eis os municípios: Água Comprida, Campo Florido, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Itapagipe, Planura, Pirajuba, Sacramento, Uberaba e Veríssimo.

Na oportunidade, foi realizada a assembleia ordinária para prestação de contas do exercício de 2.021, e para a eleição da diretoria da Amvale. Foi reconduzido por unanimidade o presidente Wesley De Santi de Melo, prefeito de Sacramento, e todos os demais membros da diretoria.

Foram realizadas assembleias do Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional) e Cistrisul (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Sul), para prestação de contas e assuntos administrativos. As prestações de contas relativas ao presente exercício, foram todas aprovadas.

Os trabalhos das assembleias foram conduzidos pela secretária Executiva da Amvale e diretora Administrativa do Convale/Cistrisul, Vanessa Silva Faria.

A saúde em primeiro lugar – “Foi uma decisão acertada diante das vidas perdidas e da preocupação com a ameaça de uma quarta onda da pandemia do coronavírus”, disse o presidente da Amvale sobre o cancelamento do Carnaval 2022 na região. “Assim, nós prefeitos estamos pensando, em primeiro lugar, na questão da saúde”, acrescentou.

Quanto ao novo mandato à frente da Associação, o prefeito Wesley De Santi de Melo disse que será mantido o ritmo de trabalho da atual gestão e que tem colocado a Amvale em posição de destaque junto Movimento Municipalista. “Nosso objetivo é uma Amvale cada vez mais forte e mais representativa para contribuir com o fortalecimento da nossa região”, diz, ao agradecer o apoio da prefeita Elisa Araújo, à entidade, desde o seu primeiro dia no Governo Municipal de Uberaba.

Nova estrutura – Em sua fala, a prefeita de Uberaba, vice-presidente da Amvale e presidente do Cistrisul, Elisa Araújo, falou sobre o projeto de construção para a sede própria do Cistrisul e Samu, em instalações que deverão contar, ainda, com as sedes próprias da Amvale e dos consórcios públicos, na Av. Hamid Mauad, no Bairro Morumbi. O projeto encontra-se em fase de adequação. Para tanto, já estão assegurados recursos da ordem de R$ 5 milhões. “Nossa expectativa é de concluir as obras em um ano”, anunciou Elisa Araújo.

Vale destacar, de outra parte, que o Cistrisul arca com o custeio para a manutenção do pessoal –médicos e enfermeiros — que forma a Equipe do Transporte Aeromédico, realizado pelo helicóptero Arcanjo. Segundo o relatório apresentado, este ano já foram realizados 217 atendimentos pelo aparelho, no período de janeiro a outubro.

Elisa abordou, ainda, a questão da Covid-19 na área do Triângulo Sul. Afirmou que a Prefeitura de Uberaba está elaborando um Plano de Contingência para enfrentamento ao Ômicron –a nova variante da pandemia, que ela defende esteja alinhado com todos os demais municípios das micro e macrorregião do Triângulo Sul. 

Ações consorciadas – Por fim, o presidente do Convale e prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, destacou que o órgão tem alcançado seus objetivos, na medida em que passou a adotar uma metodologia própria no prestar e licitar serviços. “As nossas prefeituras consorciadas passaram a comprar por mais barato o que lhes permite um expressivo ganho de escala. Por isso, o consórcio se apresenta como uma ferramenta importante para as gestões municipais”. E anunciou que as prefeituras já podem apresentar seus relatórios de demandas para o ano de 2022.

….

Lúcio Castellano – MG 04052 JP

assessor de Comunicação/Amvale

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: