Leilão do 5G no Brasil atrai atenção internacional

Em reunião, delegação do governo da Finlândia e Ministério das Comunicações do Brasil estreitam diálogo sobre digitalização com foco na chegada da nova tecnologia

Brasília-DF, 08/11/2021 — A realização do leilão do 5G colocou o Brasil em evidência no mercado de telecomunicações internacional, despertando o interesse de outros países. Uma das nações que acompanha com atenção a chegada da nova tecnologia é a Finlândia. Em visita ao país, nesta segunda-feira (8/11), o ministro finlandês Ville Skinnari, da Cooperação para o Desenvolvimento e Comércio Exterior, se reuniu, em São Paulo, com o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (MCom), Artur Coimbra.

Oportunidades de cooperação nas áreas relacionadas à transição digital, com foco no 5G, estiveram entre os principais temas abordados no encontro. “O Governo da Finlândia deixou claro que quer apoiar a realização de pilotos do 5G Standalone (SA) no Brasil para demonstrar o uso da tecnologia e para permitir também a expansão para outras regiões da América Latina”, destacou o secretário Artur Coimbra.

Os resultados do leilão surpreenderam a delegação finlandesa devido ao sucesso na venda das faixas de radiofrequência e, em particular, pela entrada de novas operadoras no mercado de telefonia móvel brasileiro. Outro ponto de interesse é a rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal. A implantação do projeto é prevista para o ano que vem e dependerá de equipamentos fornecidos por empresas com níveis transparentes de governança. Além disso, o ministro Ville Skinnari e os membros da delegação também abordaram a importância dos semicondutores, que são a matéria-prima para produção de chips usados em aparelhos eletrônicos.

O país nórdico está entre os com melhor desempenho digital da Europa – ao lado da Suécia, Dinamarca e Holanda – de acordo com dados do Índice de Digitalização da Economia e da Sociedade (DESI), referentes a 2020. Líder em inovação digital, a Finlândia é sede de importantes empresas do segmento de telecomunicações.

Participaram da delegação finlandesa o ministro Ville Skinnari; o embaixador Jouko Leinonen; o diretora Geral Ásia e Américas, Piritta Asunmaa; a diretora executiva da Agência da Inovação, Promoção Comercial e Investimentos Business Finland (BF), Laura Ylä-Sulkava; o conselheiro diplomático, Juha Niemi; a assessora Política, Tiina Vainio; o cônsul Lasse Keisalo; e o chefe do BF América Latina, Heidi Virta.

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: