Frutal realiza oficina de desenvolvimento econômico local

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, por meio da Sala Mineira do Empreendedor, em parceria com o Sebrae realizaram no auditório da ACIF/CDL nos dias 13 e 14 de outubro a oficina DEL.

Durante dois dias, empresários, profissionais da educação, servidores municipais e lideranças da cidade não só discutiram os obstáculos que atravancam o desenvolvimento econômico do nosso município, como apontaram soluções para tentar solucionar esses problemas que se arrastam há anos na nossa cidade.

Os participantes foram divididos em cinco grupos e cada um deles ficou responsável por apresentar um projeto que contribuísse de forma efetiva para o fomento e fortalecimentos da economia e dos negócios locais.

Foram apresentados desde projetos que passariam a explorar as belezas naturais e fortaleceriam o turismo do nosso município até propostas de desburocratização e simplificação dos processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Frutal, o que facilitaria a participação de pequenos empresários do município nesses pregões.

Os projetos foram avaliados pelo professor José Luiz de Paula e Silva, pela analista do Sebrae Minas Leliane de Fátima Petrocelli e pelo o vereador Alex Freitas, que inclusive se prontificou a apresentar alguns desses projetos aos demais membros do Legislativo frutalense. “Realmente são projetos muito interessantes e viáveis que se aplicados podem ajudar a mudar e a transformar a realidade de Frutal”.

De acordo com Elisabete Leite da Silva Carvalho, consultora do Sebrae, durante a oficina foram apresentados cinco pilares que devem ser aplicados na busca do desenvolvimento econômico local. “São cinco dimensões que são fundamentais para o fomento da economia e que se bem aplicados podem mudar a realidade de qualquer município. São eles o capital empreendedor, o tecido empresarial, a governança, a organização produtiva e a inserção competitiva. Esses são os pilares do desenvolvimento não só econômico, mas também social”.

Ainda segundo Elisabete, os problemas enfrentados pelas cidades para tentar alavancar a economia costumam ser similares. “Os problemas são parecidos, o que difere são as potencialidades e Frutal está pulsando de desenvolvimento, muitas oportunidades surgindo, um grande potencial. Então que essa oficina desperte o empresariado, o cidadão comum, o poder público a buscar soluções para as demandas locais e estimule a geração de renda, divisas e empregos em Frutal”.

Por último Elisabete, destaca que é preciso haver planejamento para que ocorra o desenvolvimento. “`É preciso que exista planejamento operacional, tático e estratégico, para que os cidadãos se tornem protagonistas da história da cidade e assim construam um futuro mais promissor para o município”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: