Oficinas gratuitas do projeto 60+ Cultura iniciam em Frutal

Diferentes temáticas serão desenvolvidas com o público a partir de 60 anos para reforçar novos aprendizados; os interessados ainda podem se inscrever 

            Para colaborar com a inclusão cultural e social de pessoas com 60 anos ou mais, o projeto 60+Cultura teve início em Frutal (MG) no último dia 18 de outubro e beneficiará aproximadamente 120 idosos. Desenvolvida pela produtora ComTexto Cultural e patrocinada pela Cutrale, via Lei de Incentivo à Cultura, pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, a iniciativa disponibiliza oficinas gratuitas de artesanato e cultura, informática e redes sociais, canto e coral, dança e literatura.

            Para Marcileia Alves Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, um dos locais onde as oficinas estão sendo realizadas, o projeto é uma possibilidade de mostrar que as pessoas da terceira idade são capazes e têm condições de aprenderem e serem independentes. “Meu principal recado é falar para essas pessoas: vamos sair de casa, mostrar para a população que não somos velhos, somos vividos e experientes. A Cutrale e o Governo Federal estão aqui oferecendo esses cursos gratuitos, sem nenhum custo, em parceria com o Sindicato que está cedendo o espaço para a realização das oficinas”, pontuou.

            Além do sindicado, as aulas ocorrem no Asilo Pio XII, na Vila Vicentina e na APAE de Frutal. “O objetivo é levar para os idosos destas instituições atividades culturais que promovam integração e bem-estar, por isso nossos professores além de atenderem a população da cidade, ainda estarão semanalmente nos outros locais realizando as oficinas”, explica Júlia Berwerth, produtora executiva do projeto.

            Iris Dutra, responsável pelas oficinas de informática e redes sociais, reforça que a iniciativa oferece novos conhecimentos a esse público. “Esse módulo atenderá a muitas pessoas que não têm familiaridade com celulares, mas que desejam aprender e inserir esse aprendizado no seu dia a dia”, ressalta. Ela acrescenta ainda que é uma maneira de despertar os participantes para novos horizontes.

             Os inscritos podem participar de todas as oficinas oferecidas pelo projeto. As aulas já começaram, mas ainda há vagas. Os interessados devem procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frutal, na Rua Minas Gerais, n° 168.

Sobre a ComTexto Cultural

            A ComTexto aliou sua experiência de mais de 25 anos na área de Comunicação Corporativa à sua expertise com eventos e ações de fomento à cultura e criou o seu braço cultural. A empresa trabalha na formatação, produção e gestão de projetos em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, entre outras leis de incentivo. 

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: