Vereadores sugerem criação de colegiado para atuar na saúde

Os vereadores Irma Rezende Rocha, Jarbinhas Despachante e Juninho do Sindicato, fizeram uma indicação na qual sugerem a formação de um colegiado de gestão da saúde com participação de, pelo menos, 10% dos servidores ativos do hospital e das unidades básicas de saúde.

Eles destacam que muitos servidores de carreira não têm voz ativa como deveriam e falta o merecido reconhecimento destes profissionais, o que resulta em grande prejuízo à qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Segundo os autores, muitos servidores são capacitados e possuem um vasto conhecimento do setor público onde atuam, porém, muitas vezes, os cargos são entregues para pessoas despreparadas e estranhas ao quadro em que foi concursado.

“A área de saúde é o maior dos desafios para os governantes, principalmente pela má gestão e malversação dos recursos que deveriam ser utilizados para salvar vidas. Há vários anos, a saúde municipal vem sofrendo devido a este problema, o que torna uma agonia para quem precisa dela e para quem nela trabalha. O hospital e as UBS´s precisam avançar muito no quesito de atendimento a população e condições oferecidas aos servidores. É preciso descentralizar o poder de decisão para melhorar os indicativos e fazer com que a saúde realmente avance em todos os aspectos”, justificam.

Os vereadores explicam que o colegiado irá servir para a discussão das equipes de trabalho a fim de planejar, acompanhar, analisar e avaliar os processos de trabalho (modos de produzir saúde), dialogar sobre os conflitos, socializar as informações, pensar e redefinir fluxos e rotinas do setor, debater sobre infraestrutura e propor investimentos.

A proposta é que o colegiado se reúna, no mínimo, uma vez por mês e ser acessível a todos os trabalhadores. “Ao dar voz a estes servidores que conhecem profundamente os problemas e as dificuldades da saúde, o Poder Público estará dando um grande e importante passo para a melhoria do setor”, finalizam.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: