Secretaria de Saúde implanta Comitê de defesa às pessoas com vulnerabilidade social

Na sexta-feira, dia 24, foi realizada uma reunião para discutir a formação e a implantação do Comitê Técnico de Políticas de promoção da equidade em saúde no município.

No encontro, estiveram presentes membros da diretoria da SMS e representantes da Vigilância Epidemiológica, CEAE (antigo Centro Viva Vida), Secretaria Municipal de Assistência Social, APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Frutal – e Presídio local.

O objetivo segundo a secretária Lamonise Ribeiro é fazer com que o município desenvolva ações para promover o respeito a diversidade e o atendimento integral à população em situação de vulnerabilidade e desigualdade social.

Fazem parte desta população: imigrantes, refugiados, pessoas com albinismo, ciganos, população negra, LGBTQIA+, povos nativos,  população em situação de rua, privada de liberdade e adolescentes em conflito com a lei.

De acordo com uma das integrantes do Comitê, Naiane Menezes Ferreira Abi Rached, a próxima reunião está marcada para o dia 25 de novembro. A partir de agora, os membros irão discutir ideias e sugestões das ações a serem realizadas voltadas ao público em situação de vulnerabilidade. “A cada quatro meses serão feitas reuniões com o Comitê, nas quais serão apresentadas as ações a serem desenvolvidas na prática. Feito isso, será montado um relatório a ser encaminhado à referência técnica em Uberaba, comprovando o trabalho feito pelo município”, informa.

As Políticas de Promoção da Equidade em Saúde são formadas por um conjunto de programas e ações governamentais de saúde, no âmbito do SUS, pensados para promover o respeito à diversidade e garantir o atendimento integral a populações em situação de vulnerabilidade e desigualdade social.

Por ser a principal porta de entrada no SUS, cabe também à Atenção Primária à Saúde (APS) ser espaço de fomento à implementação de políticas e ações intersetoriais de promoção da equidade em saúde, acolhendo e articulando as demandas de grupos em situação de iniquidade no acesso e na assistência à saúde.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: