TJMG investe na instalação de varas especializadas

O TJMG tem investido na instalação de varas especializadas; o Poder Judiciário tem a responsabilidade de, com os recursos possíveis, e mesmo num cenário de dificuldades financeiras, estabelecer ações que possam contribuir para modernizar e racionalizar os trabalhos. A medida também figura entre as 15 ações estratégicas do Projef, a nortear os trabalhos da alta administração do TJMG.

Nesse sentido, foi instalada a 2ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Coromandel. A medida irá contribuir para assegurar a razoável duração dos processos, introduzindo meios que promovam a celeridade na tramitação. A solenidade que marcou a instalação foi realizada em 18 de dezembro, pelo presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, e reuniu autoridades dos três Poderes, entre elas, o governador de Minas, Romeu Zema.

Com a mudança, a Vara Única de Coromandel passou a ter a denominação de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. As ações cíveis e criminais estão sendo distribuídas equitativamente entre as duas varas, que ganham agora especialização, o que trará mais qualificação aos trabalhos. À 1ª Vara caberão os processos e as ações de execução penal; e à 2ª Vara, os feitos relativos à infância e à juventude.

Ribeirão das Neves também ganhou nova vara. Durante cerimônia realizada em 3 de dezembro, foi instalada a Vara da Fazenda Pública, Empresarial e de Registros Públicos, que permitirá um atendimento mais qualificado e rápido às demandas empresariais, de fazenda pública e de registros públicos na comarca. A medida irá desafogar as varas cíveis de Ribeirão das Neves, que poderão concentrar seus esforços nos processos que versam sobre outras temáticas.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: