Frutal gerou 1.185 empregou em apenas seis meses

Nos primeiros seis meses desse ano, Frutal gerou 1.185 empregos com carteira assinada. Esse é um dos maiores saldos já registrados na história do município no primeiro semestre de um ano, pelo menos é isso o que mostram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

O saldo é o resultado da diferença entre as 3.515 admissões e dos 2.330 desligamentos de trabalhadores com empregos formais, durante os primeiros seis meses desse ano.

No mesmo período do ano passado, o saldo era de apenas 351 empregos gerados. Isso porque de janeiro a junho de 2020, ocorreram 2376 admissões enquanto 2.025 trabalhadores haviam sido demitidos. Ou seja, se compararmos os dois semestres de cada ano, houve um aumento de 237% no número de empregos gerados na nossa cidade.

De acordo com Aline Luiza Nunes, os resultados positivos alcançados ao longo dos primeiros meses desse ano são fruto de uma política que alia a atração de novos investidores e empreendimentos e a valorização das empresas que já estão instaladas e funcionando em Frutal há muito tempo.

Aline ainda destaca que a maioria das contratações realizadas em Frutal estão relacionadas ao setor açucareiro, ao segmento de supermercados e a indústria de bebidas. Apesar do momento de pujança e do crescimento econômico vivido por Frutal, a coordenadora do SINE ressalta que ainda é necessário que o trabalhador frutalense vá em busca de qualificação. “O que se percebe é uma exigência cada vez mais por parte das empresas para que o trabalhador se qualifique’.

A coordenadora do SINE admite que a pandemia dificultou a realização de cursos presenciais de capacitação profissional. “Mas, atualmente, existem vários cursos online disponíveis, por exemplo, mesmo que Frutal não seja mais polo do UAITEC, os cursos oferecidos pela instituição ainda estão disponíveis na plataforma para qualquer pessoa assistir e absorver os conhecimentos passados naquelas vídeoaulas”.

Aline ainda ressalta o processo de informatização que o sistema do SINE passou recentemente. “Tanto a pessoa que está em busca de emprego quanto a empresa podem fazer o cadastro online através do SINE Fácil, mas a recomendação é que esse primeiro cadastro seja feito lá na sede do SINE porque ele costuma ser mais completo. Além disso, o nosso sistema informatizado já faz uma filtragem e seleciona para a empresa o candidato com as qualificações que ela precisa e exige”.

O SINE de Frutal está localizado na Rua Iturama nº 1491 e funciona de segunda a sexta das 8h às 17h sem fechar para o almoço. Você também pode entrar em contato a entidade através do telefone do 3421-0105 ou pelo WhatsApp 99974-3541

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: