Vereadora Irma sugere criação do programa “Farmácia em Casa”

A vereadora Irma Rezende Rocha sugeriu a Secretaria Municipal de Saúde, através de indicação aprovada na reunião de segunda-feira (21), a criação do programa “Farmácia em Casa”, com a finalidade de levar medicamentos até as residências dos pacientes idosos ou com comorbidades, evitando a ida destes até a unidade de saúde.

“Julgamos que Frutal, a exemplo da cidade de Marechal Deodoro, no Estado de Alagoas, poderia criar esse programa social, aproximando a saúde da população e promovendo a geração de emprego e renda para os mototaxistas, taxistas ou mesmo motoristas de aplicativos”, afirmou.

Irma diz que como o próprio nome sugere, tal ação social visa levar os medicamentos até as residências das pessoas mais vulneráveis, evitando aglomerações e mantendo o isolamento social, com a entrega dos medicamentos nas residências de pessoas que têm algum tipo de comorbidade ou mais de 60 anos.

“O funcionamento desta farmácia deve iniciar-se dentro da Unidade de Saúde, onde o médico prescreve a receita e o farmacêutico faz o cadastro no sistema, anotando as dosagens e todas as prescrições necessárias, já separando os medicamentos do paciente. Após, os medicamentos deverão ser empacotados, colocados em isopor personalizado com a marca do projeto “Farmácia em Casa” e entregue a pessoa que cuidará da distribuição”, explicou.

De acordo com a vereadora Irma, esta também seria uma forma de garantir uma fonte de renda aos profissionais que atuam na área de transporte de passageiros e mercadorias, que muito sofreram e ainda sofrem por conta da pandemia no novo coronavírus (covid-19), além de proporcionar um grande benefício às pessoas idosas ou que têm alguma comorbidade.

“Evidentemente, trata-se de uma sugestão que poderia ser aperfeiçoada pela Secretaria Municipal da Saúde, a qual sabemos está sempre procurando aprimorar os serviços públicos dessa área em benefício da nossa população”, finalizou.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: