Mães que não cumprirem exigências do Bolsa Família correm risco de perderem o benefício

Por Assessoria de Comunicação da SMS
Para terem direito ao programa Bolsa Família as famílias cadastradas precisam cumprir algumas condicionalidades e uma delas é a pesagem mensal dos filhos, das mães e gestantes contempladas pelo benefício. No caso do público infantil, devem ser pesadas as crianças menores de sete anos de idade (meninos e meninas) e ainda as meninas a partir dos 14 anos em idade fértil.
No entanto, pelo que constataram as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social que trabalham em parceria na execução das condicionalidades em saúde, em Frutal estas mães não estão levando seus filhos para a pesagem nas Unidades Básicas de Saúde referência do bairro onde residem.
A situação se agrava ainda mais porque diante deste comportamento, elas correm sério risco de perderem o benefício do Governo Federal. Isto porque o recadastramento que teve início em abril termina no dia 20 de junho. “Até agora, dos 70% da meta a ser atingida, apenas 30% deste público procuraram as UBSs”, lamenta a coordenadora do Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social, Vânia Couto.
Segundo Vânia Couto, os dados coletados são enviados aos Ministérios da Saúde e Cidadania que farão um levantamento das famílias auxiliadas para então decidirem se irão ou não cancelar o benefício. “Se a família não cumpriu por dois semestres as condições propostas, o Bolsa Família será suspenso ou cancelado”, adverte.
Ao reforçar o chamamento às famílias frutalenses, a coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Xavier Silva Barbosa, afirma que a pesagem nas Unidades Básicas é um processo simples e rápido. “Toda UBS tem uma programação que é entregue nas residências às famílias com data e horário da pesagem a ser realizada no mês, que por sua vez, é enviada à Secretaria de Assistência Social”, informa.
Em relação às famílias que mudaram de endereço, Patrícia Xavier, orienta que procurem a UBS do bairro onde estão morando atualmente para se informarem sobre a data e horário da realização da pesagem durante o mês. Quanto à baixa procura, a enfermeira justifica: “Acredito que é por causa do adiamento de algumas metas sociais devido à pandemia. As pessoas se acomodaram, mas alertamos que as metas serão solicitadas novamente pelo Governo Federal e se elas não forem cumpridas o benefício será cortado o que trará prejuízos a estas famílias”, adverte.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: