GAECO deflagra Operação Oikos para cumprir mandados de busca e apreensão em Uberaba

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco Regional de Uberaba/MG, em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais, por intermédio da 5ª Região da Polícia Militar e do 4º Batalhão de Polícia Militar, deflagrou na data de hoje a Operação “OIKOS”.
Os Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão foram expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba.
A Operação “OIKOS” iniciou-se em decorrência de um ROUBO À RESIDÊNCIA ocorrido em 11/04/2021 na cidade de Uberaba/MG, com a consequente identificação dos respectivos autores, bem como, a materialidade delitiva.

As investigações revelaram que os autores ingressaram astuciosamente na residência das vítimas, fazendo emprego de VIOLÊNCIA e GRAVE AMEAÇA às mesmas, mediante a utilização de ARMA DE FOGO, com o intuito de lograr êxito na subtração de dinheiro e demais bens patrimoniais. Destarte, os algozes mantiveram as vítimas como reféns durante todo o evento do roubo, de maneira extremamente violenta e cruel.

Diante dos crimes identificados na ocorrência, foi solicitado junto ao poder Judiciário confecção de Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão, os quais estão sendo cumpridos nesta data, por ocasião da deflagração da citada operação.
Durante busca na residência de um dos alvos, foi possível localizar e apreender uma blusa e um boné usados pelos autores no dia dos fatos, uma motocicleta com indícios de adulteração, além de porções de substância semelhante à MACONHA. Ainda, um dos alvos dispensou um aparelho celular, quando da chegada da guarnição policial.
A palavra grega oikos se refere a três conceitos relacionados na sociedade grega antiga: a família, a propriedade da família e a casa. Era a unidade básica da maioria das cidades (cidades-Estados) da Grécia. A oikos não incluía somente a família natural, mas todos que contribuíam para seu bem-estar.
No caso em pauta, os alvos da operação violaram a família composta pelas vítimas (feitas reféns e ameaçadas), sua propriedade (roubada) e sua casa (invadida). Todavia, a Justiça se sensibilizou, reagiu, e, em parte, devolveu o bem-estar à família ofendida, passando, em certa medida, a também fazer parte dela.
Participaram da Operação “OIKOS”: Promotores de Justiça, as Polícias Militar e Penal de Minas Gerais, Agentes do Gaeco e Servidores do MPMG.
Foram cumpridos 04 (quatro) Mandados de Busca e Apreensão e 02 (dois) Mandados de Prisão Preventiva.
Posteriormente, poderão ser divulgados mais dados com os resultados adicionais das diligências executadas.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: