Fala, Portari – Olhar a Lua

Existem coisas que me chamam a atenção desde há muito sei lá quanto tempo. Ainda não sou idoso, longe disso, mas desde pequeno lembro-me o quanto gosto de olhar a Lua. E olha que não faz muito, nem pouco tempo. Mas… vamos lá. Das lembranças que tenho de olhar para esse astro celeste incluem viagens noturnas com meus pais.

Muitas vezes, voltando para casa, gostava de olhar pela janela do carro para ficar olhando e imaginando o que se passava lá em cima. Outras vezes, pegava-me à noite, em casa, com um binóculo, olhando para ela. Depois, mais tarde, já operando câmeras fotográficas, cliquei incontáveis vezes a Lua em suas mais diversas fases e eclipses.

E, falando em eclipses, esse é um dos fenômenos que gosto de acompanhar. Seja a Terra projetando sua sombra na Lua, seja a Lua passando diante do Sol, encontros que ocorrem de tempos em tempos também me atraem. Estou falando disso apenas para um momento de distração em meio a tantas notícias pesadas dessa semana: assalto, tentativa de homicídio, COVID… uma carga tão grande que dar um respiro, um suspiro, faz-se necessário.

Nada mais justo que buscar essa inspiração nela, a Lua.

Então, voltemos à ela, que está lá em cima, nos observando tanto quanto a observamos. E, de tão acostumados que estamos com ela, passamos a dar nomes de acordo com a visualização que temos. Também passamos a nominar fenômenos como “Lua Azul”, “Super Lua” ou a que vai acontecer agora em 23 de abril, a Lua Rosa.

E, talvez, não seja má ideia, nesses tempos sombrios que vivemos, nos distrair um pouco olhando para o céu. Podemos vê-la, vez ou outra flagraremos o telescópio Hubble, a Estação Espacial ou o “trem de satélites” do Elon Musk passando por aqui. É uma diversão garantida. Sem custos e que pode ser feita da janela de casa.

Sei que pode parecer um tanto quanto bobo terminar a coluna assim. Mas, afinal, o que seria da vida se não tivéssemos esses momentos de devaneio?

Bom final de semana a todos!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: