Quinta-feira Santa é feriado? Entenda a confusão

Muitas pessoas acreditam que a quinta e a sexta que antecedem o Domingo de Páscoa formam mais um feriado prolongado, mas isso não é verdade! A Quinta-feira Santa não é feriado no Brasil.

Mas de onde surgiu a confusão de que a quinta-feira que antecede a Páscoa é feriado nacional? Nós te explicamos a seguir.Por que as pessoas acham que a Quinta-Feira Santa é feriado?Talvez tenha sido pelo fato de muitos prefeitos e governadores decretarem ponto facultativo nos órgãos municipais e estaduais neste dia, proporcionando um feriado prolongado aos servidores públicos.  É comum ouvir reclamações de pessoas que saíram de casa para resolver assuntos burocráticos na Quinta-feira Santa e encontraram as repartições públicas fechadas. Daí a dúvida: é ou não é feriado?

Existe uma lei federal que define somente a Sexta-feira da Paixão como feriado da Semana Santa e, conforme tradição local, os “dias de guarda” são considerados feriados religiosos. Esses dias são regulamentados por leis específicas e não podem ultrapassar quatro dias ao ano.Já com a Quinta-Feira Santa, que é uma data móvel, o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa o mesmo não acontece. Esses dias serão feriado apenas se for determinado por lei municipal ou estadual.
Quem celebra a dataOs cristãos ao redor do mundo celebram a data relembrando os eventos que levaram à morte de Jesus por crucificação e, de acordo com sua fé, sua Ressurreição.A Semana Santa celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e tem 5 dias de significado especial para os cristãos: Domingo de Ramos, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Páscoa.
O que é celebrado na Quinta-feira SantaNa Quinta-feira Santa, os cristãos celebram a Última Ceia de Jesus Cristo, a última refeição que Ele teve com seus discípulos, e quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia. Antes da Última Ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos e, durante a refeição, Ele se ofereceu como o sacrifício da Páscoa, se despediu de seus seguidores e profetizou que um deles o trairia e o entregaria aos soldados romanos.

É neste dia que tem início o Tríduo Pascoal, quando é celebrada a Missa da Ceia do Senhor. Jesus mandou celebrar o rito da Ceia do Senhor, em sua memória, quando Ele ofereceu aos fiéis o sacrifício pascal.Após a Última Ceia, os discípulos foram com Jesus ao Monte das Oliveiras, onde ele seria traído por Judas. Neste dia, as igrejas católicas não tocam seus sinos, deixando-os em silêncio até a Páscoa. O lugar dos sinos é ocupado por chocalhos e outros ruídos que chamam os fiéis ao serviço.
Rituais litúrgicos da Quinta-feira SantaLava-pésO Lava-pés é uma cerimônia religiosa realizada durante a celebração da Quinta-feira Santa para recordar a Última Ceia do Senhor. Como gesto de humildade e para demonstrar seu amor a cada um, Jesus lavou os pés dos discípulos e instituiu a Eucaristia.
Santos óleosA Benção dos Santos Óleos é uma cerimônia litúrgica na qual são bentos os óleos usados nas paróquias durante o ano todo: o do Crisma, dos Enfermos e dos Catecúmenos. Bispos e sacerdotes de toda a diocese participam da cerimônia como uma forma de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.
Instituição da EucaristiaA Santa Missa da Ceia do Senhor é celebrada à tarde ou à noite na Quinta-feira Santa. Com isso, dá-se início ao Tríduo Pascal que faz memória da Última Ceia, quando, na noite em que foi traído, Jesus ofereceu ao Pai Seu corpo e sangue em forma de pão e vinho, entregando-os aos apóstolos para que eles tomassem e oferecessem aos seus sucessores.
Adoração Eucarística ao Santíssimo Sacramento

Acontece na noite da Quinta-feira Santa, quando os fiéis permanecem na presença da Eucaristia, tal como os discípulos permaneceram em vigília com Cristo durante sua agonia no Monte das Oliveiras antes da traição de Judas.
Como os brasileiros celebram a Semana Santa

A Semana Santa é celebrada nas igrejas e ruas de várias cidades do Brasil. Na cidade mineira de São João del Rei, por exemplo, há várias celebrações, além da encenação da Paixão de Cristo pelas ruas da cidade. Os fiéis podem acompanhar e reviver os últimos dias de Cristo, assistindo a encenações da Última Ceia, crucificação e ressurreição de Cristo.

Na Sexta-Feira Santa, os fiéis mantêm a tradição de confeccionar tapetes de rua com serragem, pó de café e areia branca, cobrindo todo o caminho por onde passa a Procissão do Enterro.As cerimônias religiosas acontecem a partir do Domingo de Ramos, com a Santa Missa e a Procissão de Ramos e a Procissão do Senhor do Triunfo, e vão até a Páscoa. Na Quinta-feira Santa, acontecem missas e confissões durante o dia e, à noite, a cerimônia do Lava-pés.
Países onde a Quinta-feira Santa é feriado

No Brasil, não é feriado, mas em muitos países é. Por exemplo, na Argentina, Colômbia, Dinamarca, México, Paraguai, Peru, Espanha, Uruguai e Venezuela. 
Semana Santa na pandemia

Desde 2020, com a pandemia da Covid-19, os fiéis não podem acompanhar presencialmente os rituais da Semana Santa na maioria das cidades. Por isso, as cidades têm feito uma programação especial para transmissão on-line.Agora você não terá mais dúvidas de que a Quinta-feira Santa não é feriado no Brasil! Lembre-se: apenas a Sexta-feira Santa é feriado nacional.

Fonte: Quinta-feira Santa é feriado? Entenda a confusão | WH3 – Sistema 103 – Rádio Raio de Luz – Rádio Lider – Jornal O Lider

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: