Secretário de Saúde de Uberaba lança alerta para Frutal e região: transferência apenas para pacientes graves de COVID

Visando melhorar o atendimento aos pacientes covid nas Unidades Básicas de Saúde, o secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, promoveu uma reunião com representantes da área de Saúde de diversos municípios da macrorregião Triângulo Sul, como Conceição das Alagoas, Frutal, Conquista e Sacramento. “Precisamos manter em suas respectivas cidades, os pacientes que não estão graves. Temos observado a chegada de pacientes que poderiam ser tratados nos seus municípios, evitando utilização de leitos em Uberaba. Essa ação é essencial para garantir leitos no hospital, que é de alta complexidade, para quem realmente não tem condição de ser tratado no próprio município”, destacou Sétimo.

O médico intensivista do Hospital Regional, Yussef Ferreira, explicou sobre os sintomas da covid, o que deve ser observado pelos médicos e medicamentos que podem ser adotados para evitar o agravamento da doença, nas fases 1 e 2. “É na UBS que vamos ganhar o jogo”, assegurou.

O diretor técnico do HR, médico Diego Amad, lembrou que o hospital é a retaguarda da macro Triângulo Sul e esse estreitamento e união são imprescindíveis para um tratamento homogêneo e que dê resultado positivo para o paciente.

Sétimo Bóscolo voltou a falar sobre o trabalho que está em andamento nas Unidades Básicas de Saúde para atendimento de casos de síndrome gripal, justamente visando evitar o agravamento da doença. Participaram da reunião também o superintendente do HR, médico Murilo Antonio Rocha, que corroborou com as propostas de alinhamento de ações, que segundo ele “serão decisivas para melhorar e uniformizar o atendimento”.

O representante do Estado, médico regulador da Superintendência Regional de Saúde, José Natal França, destacou que a iniciativa é excelente. “Temos que avançar no atendimento inicial, pois é o que evitará, em muitos casos, o agravamento”, disse.

Mediante todas as tratativas ocorridas na reunião, ficou definido que um protocolo de atendimento assistencial inicial será repassado às cidades da macro Triângulo Sul visando nortear este atendimento.

Fonte: Jornal de Uberaba

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: