Frutal tem o pior índice de surtos e morte por COVID de toda macrorregião Triângulo Sul

Em entrevista coletiva realizada na manhã de segunda-feira, a secretária de saúde, Lamonise Ribeiro, apontou que Frutal é o município com o pior índice de morbidades por COVID-19 na Macrorregião Triângulo Sul. Enquanto a macrorregião tem uma margem de transmissibilidade de 76%, em Frutal esse índice chega a 118%. Já em termos de morbidades, Frutal tem a maior média, com quase 3% dos casos evoluindo para óbito, mesmo que por conta de outras comorbidades ou idade avançada de seus pacientes.

“É um número que nos assusta e alertou a Secretaria Regional de Saúde, porque Frutal é destaque nesse sentido de contágio e de surtos. Frutal, hoje, assume 34% dos surtos da macrorregião. Ou seja, de todos indicadores que temos, 34% sai de Frutal. E isso é preocupante porque nessa macrorregião temos Araxá e Uberaba, que são bem maiores que Frutal, e mesmo assim nós estamos liderando esses índices”.

A Secretária Lamonise observou também que muito dos surtos ocorrem em determinados locais, principalmente pelo não uso de máscaras e medidas de proteção por parte das pessoas envolvidas. “As pessoas pensam que, por trabalharem juntos todo dia, não precisam usar máscara. Isso acontece muito em Frutal e tenho percebido isso em repartições públicas, em estabelecimentos comerciais e, por não tomarem os cuidados, temos esses altos índices de surtos”.

Dentre as medidas que serão adotadas pela frente devem estar fechamento de praças durante os finais de semana para tentar conter o aumento exponencial de casos e, segundo a secretária, o cerco vai se apertar cada vez mais. Ela considera ser triste o fato do município ser exemplo de município onde as pessoas não preservam a vida e nem se cuidam em meio à pandemia.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: