Centro de Zoonoses realiza castração de animais abandonados e que foram acolhidos por ONGs

O Centro de Controle de Zoonoses começou uma espécie de mutirão para castrar principalmente animais de rua e aqueles que foram acolhidos por ONGs protetoras. Só no início desse ano já foram castrados 75 animais, entre cachorros e gatos.

De acordo com Renan Rodrigues, coordenador do Centro Zoonoses e médico veterinário, inicialmente, o maior benefício é o controle de natalidade, mas as consequências positivas não param nessa questão.

“Diminuindo nascimentos não planejados teremos menos cães e gatos errantes (animais abandonados), e menos animais abandonados significa menor número de zoonoses. Fêmeas castradas não fazem uso de contraceptivos, que causam muitos efeitos colaterais como câncer de mama e útero, e geralmente não desenvolvem infecção uterina”, explica.

Ainda de acordo com Renan, a intenção do Centro de Zoonoses é que a castração desses animais seja feita de forma gratuita, principalmente para beneficiar as famílias de baixa renda que não têm condições de pagar pelo serviço. “Mas para isso iremos seguir um critério rígido para beneficiar pessoas que já são atendidas pela Promoção Humana ou já estão cadastradas em algum programa social do Governo Federal”.

O coordenador do Centro de Zoonoses ressalta que as famílias de baixa renda poderão fazer o cadastramento solicitando o serviço de castração através do telefone da entidade.

“Os interessados podem ligar de segunda a sexta das 13 horas às 17 horas pelo telefone 3423-2620”.Por último, Renan garante que nessa gestão todas as leis federais e municipais que tratam sobre os cuidados e o respeito aos animais serão cumpridas à risca em Frutal. “Nossa política será de tolerância zero no que se refere a maus tratos e abandono de animais, quem cometer esses crimes terá que responder aos rigores da legislação brasileira”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: