Casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência é sugerida pela vereadora Juliene

Através de indicação aprovada na reunião da Câmara da última segunda-feira (8), a vereadora Juliene Sabino pediu a criação em Frutal de uma casa para acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica. O local deve disponibilizar acompanhamento psicossocial e equipe multidisciplinar com atribuições de orientar as vítimas, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento.
Em sua proposição, Juliene relata que a violência doméstica é um fenômeno universal que ocorre, sobretudo, no espaço privado, cometidas pelas pessoas mais próximas, com quem se partilha afetos, intimidades e responsabilidades. “Trata-se de um flagelo social que tem nefastas repercussões na saúde física e mental da vítima, que se espelham num disfuncional desempenho familiar, social e laboral”.
Juliene destaca que a realidade da mulher frutalense não é diferente das situações vivenciadas país afora, com alto número de registros diários de agressões e com o agravante de que no caso da violência doméstica a decisão em denunciar o agressor é sempre mais difícil, pois a vítima tem muitas vezes um vínculo não apenas financeiro como emocional com o agressor.
Para reforçar a importância do atendimento de sua indicação, a vereadora Juliene explica que “as casas de abrigo constituem, muitas das vezes, a única alternativa para as vítimas poderem abandonar o domicílio violento em que estão inseridas, constituindo-se como um contexto promotor de segurança e de empoderamento, tão necessários para que a vítima reorganize o seu novo projeto de vida”.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: