Emater-MG Comemora 72 anos de atuação e presta homenagem a colaboradores e parceiros

O Sindicato Rural de Frutal recebeu alguns representantes da diretoria regional da Emater, que comemora 72 anos de atuação em Minas Gerais.

O principal objetivo da reunião foi a comunicação com os produtores, representados pelo Sindicato, além de traçar o planejamento para 2021. Wilson Marajó Fernandes, gerente regional da Emater-MG, foi o responsável pela apresentação no auditório do CIAP Frutal.

“O ponto forte da Emater é promover assistência ao produtor, fornecendo conhecimento técnico para que ele possa alavancar sua produtividade. Assim se obtém mais alimentos, mais energia e uma qualidade de vida melhor ao produtor rural”, diz o gerente. 

“Frutal tem uma importante política de crédito rural repassado aos pequenos produtores, há uma linha de financiamento exclusiva para a agricultura familiar, que é o Pronaf. Além disso, produzimos laudos de acompanhamento agropecuário, prestamos serviços de levantamento de safra. Estamos preparados para fazer o pregão eletrônico, no caso das prefeituras, para emendas parlamentares ou até mesmo projetos municipais. Somos atuantes também virtualmente, em nosso site e redes sociais. Marcamos presença no campo com tablets para consultas, cadastros e registros dos atendimentos, em um compromisso com a transparência”, complementa Wilson.

Nivaldo Pacheco de Morais, que foi homenageado em nome do Sindicato Rural de Frutal, reiterou a importância da Emater para o desenvolvimento da agropecuária frutalense.

“Esta parceria com a Emater é realmente muito sólida e durante todo esse tempo gerou grandes benefícios para a classe rural, principalmente para o pequeno produtor, então o Sindicato aplaude essa comemoração. Ficamos lisonjeados pelas homenagens, mas queremos estendê-las a todos os produtores que acreditaram também na Emater, apoiaram sua iniciativa e aceitaram essa tecnologia em suas propriedades”, diz o presidente.

De acordo com Nivaldo, o progresso no campo se deve ao espírito de luta do produtor rural, mas ele não conseguiria chegar a esse ponto sem uma assistência técnica e orientação de qualidade para atingir esse patamar. “Então esperamos que a Emater continue atuando em Frutal e em Minas Gerais, pois sempre há novidades em nosso trabalho. No agronegócio, a cada dia tem uma tecnologia nova, um sistema novo, e precisamos de um veículo como a Emater para que isso chegue ao produtor.”

O vice-presidente Fernando Ribeiro Rodrigues reforça o recado. “A Emater está aqui para ajudar todos os produtores, do micro ao grande. A assessoria que eles dão é ainda mais importante ao pequeno produtor, porque quase não tem custo.”

“Nosso grande desafio é continuar com esse serviço no campo”, diz Wilson. “É nossa prioridade estar no campo, dando continuidade ao trabalho com o produtor e fornecendo a ele uma tecnologia que o fará crescer e se desenvolver ainda mais, assim como todo o município de Frutal.”

Nivaldo Pacheco lamentou o fato de o Sindicato Rural não ter condições financeiras para manter um escritório e um técnico da Emater, pois com a retirada de 100% do imposto da CNA, que era a grande força financeira dos sindicatos pelo Brasil, o Sindicato precisa lutar para sobreviver. “Mas abrigamos o escritório da Emater em nossa casa e esperamos que eles continuem conosco sempre, para que o nosso produtor não perca este grande aliado, este grande braço técnico. Que a parceria ainda possa durar por muito tempo.”

Também foi homenageada Rosângela Queiroz, secretária da Emater em Frutal, que se desliga de suas funções após 45 anos de serviços prestados e deixa seu legado aos sucessores.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) é a maior empresa pública do setor no Brasil. Atualmente, está presente em cerca de 790 municípios do Estado, e seu trabalho virou referência nacional. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a empresa é responsável pelo atendimento a aproximadamente 400 mil agricultores mineiros.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: