Enfermagem de Frutal se une pelo piso salarial da categoria


Profissionais aderem a campanha #CrieOPisodaEnfermagem e realiza ato amanhã

Amanhã, 28 de novembro, às 9h, profissionais de Enfermagem de Frutal, no Triângulo Mineiro, realizam o ato em prol do piso salarial estadual para a categoria. O ponto de encontro dos manifestantes será o cruzamento das avenidas Brasília Euvaldo Lodi.

Ao longo dos últimos meses, profissionais de Enfermagem de dezenas de cidades mineiras aderiram ao Movimento #CrieOPisodaEnfermagem, realizando atos em várias regiões do estado. Frutal segue o exemplo de outros municípios do Triângulo, como Uberaba e Uberlândia, nos quais os atos já foram realizados.

Os organizadores pedem que todos que comparecerem ao local estejam de máscara, levem álcool em gel e obedeçam o distanciamento necessário, para ter mais segurança. Além disso e do uso da roupa branca, os manifestantes poderão levar cartazes, apitos, balões e utilizarem outros recursos que considerem necessários.

Quem não puder comparecer, também pode apoiar a luta pelo piso divulgando o movimento nas redes sociais e pelo Whatsapp. Além disso, pode ainda ajudar a divulgar na página de Romeu Zema e do Governo de Minas, usando a hashtag #CrieOPisodaEnfermagem.

A enfermagem é composta por enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, que fazem parte de um contingente com quase 200 mil trabalhadores – constituindo a maior categoria profissional de Minas Gerais – mas, apesar disso, não possui sequer um piso salarial. A maioria deles, principalmente técnicos e auxiliares, recebem um salário mínimo, o que os obriga a trabalhar em dois ou mais empregos para conseguirem se manter.

O movimento #CrieOPisodaEnfermagem

De iniciativa popular, a campanha #CrieOPisodaEnfermagem, iniciada pelo Coren-MG nas redes sociais, ganhou a adesão da Enfermagem e se desdobrou em várias iniciativas dos profissionais no interior do estado.

A mobilização da categoria ganhou corpo em agosto deste ano, especialmente, com a viralização de dezenas de vídeos de apoio nas redes sociais, criação de abaixo-assinados, protestos pacíficos e solicitação de apoios políticos.

Os primeiros movimentos de iniciativas dos profissionais foram realizados na cidade de Caldas, cujos vídeos divulgados nas redes sociais chegaram ao conhecimento de parlamentares de Poços de Caldas que, por consequência, protocolizaram moção de apelo ao governador pela valorização e respeito aos profissionais de Enfermagem.

Neste cenário, os profissionais de diversas cidades começaram também a se mobilizar. Já ocorreram movimentos de rua nas cidades de São Bento Abade (27/08), Governador Valadares (29/08), Três Corações (29/08), Varginha (31/08), Montes Claros (05/09), Poço Fundo (12/09), Uberaba (18/09), Belo Horizonte, Paraguaçu e Salinas (19/09), São Sebastião do Paraíso (20/09), Cambuquira e Araguari (25/09), Araxá (26/09) Juiz de Fora e Diamantina (03/10), Itamarandiba (13/10), Além Paraíba (15/10) Nanuque (23/10) Uberlândia e Teófilo Otoni (24/10), São João Del Rei (31/10).

Moções de protesto em favor da Enfermagem foram protocolizadas parlamentares de diversas cidades como Santa Rita de Caldas, Varginha, Três Corações, Alfenas, Paraguaçu, São Sebastião do Paraíso, Lagoa Santa, Montes Claros, Luminárias, Boa Esperança, Guidoval, Cambuquira, Araxá, Bocaina de Minas, dentre outras cidades.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: