Saúde traz modificações no BE da Covid-19 para facilitar entendimento da população

A partir desta quinta-feira, dia 23 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde apresenta um novo modelo de Boletim Epidemiológico, mais didático e explicativo, com o objetivo de facilitar o entendimento da população sobre a situação da Covid-19 em Frutal. O BE virá sempre acompanhado de uma legenda (abaixo) explicando o contexto de cada tópico. Nesta quinta-feira, neste novo Boletim constam mais 10 casos positivos testados nas últimas 24h, totalizando 282.

LEGENDA EXPLICATIVA DO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO:

– Total de casos positivos: Soma dos casos positivos que não evoluíram para óbito e dos óbitos confirmados por COVID-19.
– Casos recuperados: Casos confirmados de COVID-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar (prescrito) sem intercorrência.
Acompanhamento domiciliar (caso positivo): Casos confirmados que estão sendo monitorados em domicílio pelo profissional de saúde, na maior parte por telefone.
– Internados (caso positivo): Casos confirmados que estão internados em hospital, tanto em UTI ou em leito clínico.
Óbitos confirmados: Óbitos confirmados para COVID-19.
– Resultados negativos: Casos que realizaram o exame Rt-PCR e obteve resultado negativo (descartado) + os testes rápidos realizados que obtiveram resultado negativo.
– Casos suspeitos que aguardam resultados: Casos suspeitos que realizaram o exame e aguardam resultados.
– Casos internados suspeitos: Casos que estão internados e ainda não têm a confirmação da doença.
– Óbitos em investigação: Óbito que foi realizado exame e ainda não tem a confirmação da doença.
– Casos notificados sem confirmação: Casos que foram notificados com síndromes gripais desde o início da pandemia, porém não houve realização de exames. Sendo assim, sem confirmação da doença. O paciente já cumpriu o isolamento e não possui sintomas.
– Monitoramento domiciliar: Acompanhamento de casos suspeitos (sintomáticos) que aguardam resultado de exame ou que já́ possui resultado e mesmo assim necessitam do monitoramento que também abrange as pessoas que NÃO foram notificadas, porém são considerados contatos próximos (mesmo que sem sintomas) de casos suspeitos ou confirmados.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: