Câmara aprova projeto que viabiliza implantação da fábrica de latinhas em Frutal

Em reunião extraordinária realizada neste dia 13 de julho, a Câmara Municipal de Frutal aprovou o projeto de lei que viabiliza a instalação da empresa americana Ball no município, garantindo o investimento desta fábrica de embalagens que vai fabricar as chamadas ‘latinhas’ para acondicionar cerveja. A estrutura fabril será instalada em uma área atrás do complexo da Cervejaria Cidade Imperial e tem um investimento estimado em torno de 370 milhões de reais, com faturamento previsto no primeiro ano de funcionamento em torno de 50 milhões, podendo chegar a meio bilhão nos anos seguintes.
Os vereadores lembraram que a vinda do grupo Ball para Frutal se deve à posição estratégica do município e ao investimento feito pela Prefeitura para a desapropriação da área, já que a indústria tem previsão de começar sua implantação ainda neste mês de julho. A cessão da área de 203 mil metros quadrados por trinta anos prevê que a indústria fica obrigada a construir a edificação da unidade da fábrica com toda infraestrutura necessária, como energia, esgoto, abastecimento de água, para início das atividades no prazo máximo de três anos e gerando pelo menos cem empregos diretos, preferencialmente para moradores de Frutal, além de manter toda a estrutura contábil e fiscal no município.
Ainda conforme o projeto, a área não será doada, sendo concedida a permissão de uso, garantindo a manutenção do patrimônio físico para o município de Frutal, incluindo as futuras benfeitorias, que serão incorporadas ao patrimônio da Prefeitura sem nenhum tipo de indenização.
A vereadora Ana Cláudia Brito Marchi comentou sobre a sua satisfação em votar esse projeto, que trará grandes conquistas para Frutal. “É uma multinacional que vai trazer empregos e fará a diferença na geração de emprego e renda.” O vereador Querino François de Oliveira Vasconcelos comentou que sentiu-se honrado em participar da votação pra implantar essa grande empresa. “Da mesma forma, pretendemos abrir essa mesma oportunidade para empresas menores, que pretendam se instalar aqui. Empresas da nossa região que queiram desenvolver o seu potencial produtivo e geração de empregos.”
Gleiva Ferreira de Mello manifestou seu orgulho pela aprovação do projeto trazer empregos e renda para a cidade, melhorando a economia. “Como vereadora, aprovamos o projeto da primeira cervejaria e agora a cessão dessa área para que a empresa seja instalada e venha trazer mais oportunidades para Frutal.” O vereador Odinaldo Jacinto de Barcelos agradeceu a Deus pela participação na votação deste projeto, pois a fábrica acreditou no município e isso vai trazer mais desenvolvimento. “Quero agradecer a essa nova empresa e também às usinas e outras grandes empresas que estão instaladas e que estão se instalando para apostar no crescimento de Frutal.”
Para o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior, a aprovação deste projeto ficará marcada na história de Frutal. “Votamos pela instalação de 120 a 200 empregos inicialmente, com investimento de quinhentos milhões em Frutal, que vai gerar ISS e o Imposto sobre Produtos Industrializados. Tudo acontecendo em meio a essa crise e criando oportunidades e desenvolvimento para nossa cidade.”
No entendimento do vereador Edivalder Fernandes da Silva, esta sessão da Câmara vai entrar para a história pela importância desta empresa que pretende investir em Frutal para produzir as embalagens para a Cervejaria Cidade Imperial e para o Brasil. “Tenho certeza que cumprimos nosso dever com a população frutalense, para que não perdêssemos esse investimento. Esperamos o início das obras que vão consolidar Frutal como cidade-polo São cem empregos e outros benefícios e com isso estamos caminhando em direção ao progresso.”
O presidente da Câmara, Pedro do Nascimento, comentou que é totalmente favorável à instalação da empresa em Frutal. “É uma grande empresa que vai receber uma área para se instalar em Frutal. Mesmo nesse momento de pandemia, estamos preocupados com esse projeto, que vai aumentar a geração de empregos. Queremos agradecer ao Poder Executivo e aos vereadores, à assessoria jurídica da Câmara e Prefeitura, que se esforçaram para que todos tivessem conhecimento deste projeto. “O investimento é de mais de trezentos milhões e o retorno para Frutal é imediato. Eu acho muito importante, principalmente para as pessoas que precisam destes empregos.”

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação