Paciente com suspeita de COVID-19 deve manter isolamento

Nos últimos cinco dias recebi duas informações que me deixaram entristecidos: pelo menos dois casos de pacientes com suspeita de COVID-19 que deveriam estar isolados e não respeitaram a ordem médica.

Digo da preocupação por vários motivos. Antes de falar de questão de saúde ou sanitária, vamos pensar na questão do comércio (que preocupa muita gente): se o vírus estiver circulando desenfreadamente, as coisas podem voltar a ser apertadas na cidade. Municípios no entorno já estão vivenciando isso. Barretos, por exemplo, regrediu na flexibilização. Uberlândia anunciou ontem que se a situação não melhorar, semana que vem também vai regredir. Então, se a pessoa tem medo de perder o emprego ou então se compadece com quem está enfrentando crise econômica no momento, o melhor a se fazer é se isolar quando o médico pede.

Agora, vamos às questões sanitárias: será que a pessoa não se importa da possibilidade de infectar outras pessoas? Seria isso um egoísmo tão grande? Porque se você circula livremente mesmo contra orientação médica, você está sendo ignorante e egoísta. Coloca em risco homens, mulheres, crianças, grávidas, idosos… Isso não importa?

Se eu ouvi as histórias, provavelmente as autoridades também. E aí os (ir)responsáveis também podem responder criminalmente sobre isso. Então, se já não basta o problema de saúde que pode causar, ainda pode enfrentar ações criminais previstas em lei.

Enfim, fica aqui o meu espanto. E o reforço: já que ainda não estamos em lockdown, pelo menos, respeite a orientação médica!

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: