Secretaria de Saúde explica registro de óbitos por COVID-19

A Secretária de Saúde, Marília Martins, concedeu entrevistas ao vivo hoje para trazer esclarecimentos sobre o primeiro óbito registrado para o município de Frutal. O paciente de 67 anos estava internado em Barretos (SP), no Hospital do Amor, e testou positivo para COVID-19. Não se pode ter certeza onde ele foi contaminado, apesar das suspeitas de que possa ter se contaminado no município paulista.

Em relação ao registro do óbito, apesar de ter ocorrido em Barretos, é contabilizado para o município de origem, ou seja, onde o paciente residia e estava antes da internação, no caso, Frutal-MG. Como Aparecida de Minas é distrito do município, não há de que se falar em “separação” no registro do óbito.

Vale lembrar que pacientes idosos e que tenham comorbidades são mais suscetíveis à doença. Essa informação tem sido disseminada desde março por todo o país, já que a COVID-19 provoca maior debilitação no organismo, em especial no abastecimento de oxigênio do corpo, provocando a chamada “hipóxia”.

Todos os cuidados para velório e sepultamento já estão sendo adotados conforme os protocolos para a situação.

Aos familiares, nossas condolências.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: