Frutal registra quase 700 casos de dengue no primeiro semestre

Levantamento feito recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que de janeiro a março deste ano, em Frutal foram registrados 679 casos suspeitos de Dengue. Deste total, 351 positivos e 70 negativos. Somente nas últimas quatro semanas, o município notificou 192 casos suspeitos da doença.

A secretária Marília Gonçalves Martins reconhece que são números preocupantes e que por isso, é fundamental que o morador colabore combatendo as larvas e os focos do mosquito Aedes Aegypti. Ela lembra que os principais sinais e sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas e erupções na pele principalmente na região do tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tontura, moleza e extremo cansaço, dor no corpo, dor nos ossos e nas articulações, dor no abdômen.

Marília Martins esclarece que na maioria das vezes, o paciente após passar pela consulta médica onde é solicitada a sorologia após o sétimo dia de sintoma, não retorna ao laboratório para a realização do exame que vai constatar se o resultado foi positivo ou negativo. “Esse comportamento acaba atrapalhando e dificultando o acesso aos números oficiais da doença no nosso município”, lamenta.

A secretária reforça a necessidade de o morador cuidar da parte interna do imóvel, já que segundo levantamento dos agentes de endemias, 80% dos focos são encontrados diariamente dentro das residências. Com o período de quarentena devido ao novo Coronavírus e com as pessoas ficando mais tempo em casa, ela sugere que cada um contribua e verifique pelo menos uma vez por semana os locais que possam acumular água parada. “Se não unirmos esforços nesta luta, a Dengue vai nos vencer”, alerta.

Marília lembra que desde o início do ano o município tem procurado desenvolver medidas e atividades no combate ao mosquito, a exemplo da Mobilização contra a Dengue por três meses, com as ações intensificadas de porta em porta pelos agentes de endemias. Além disso, foi feito o fumacê nos bairros da cidade de acordo com as notificações apresentadas. “É preciso ficar atento porque não há mais um mês específico para se tratar de Dengue e os números confirmam essa realidade preocupante”, observa.  

Assim que apresentar sintomas da doença, a secretária orienta o morador a procurar as Unidades Básicas de Saúde “Osvaldo Morelli (próximo ao Asilo Pio XII) e “Geraldo Paiva”, localizada no bairro Ipê Amarelo. “Afinal, os sinais e sintomas da dengue são parecidos com a Covid-19, por isso, nossa orientação é que procure o médico mais próximo de sua residência”, destaca Marília.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: