Obrigado, de nada. #respeitaoJornalismo

Prometo ser a última vez que toco no assunto relacionado à notícia de ontem de uma paciente de Planura que testou positivo para Covid-19. Desde a postagem, uma enxurrada de acusações contra o Blog e contra o jornalista Rodrigo Portari foram feitas por pessoas diversas. As acusações mais leves eram de irresponsabilidade. Outras diziam que mentia. Outra que era Fake. E por aí vai. O que quero dizer aqui, nesse espaço, é que, com 22 anos de profissão e, graça a Deus, a confiança de centenas de fontes altamente qualificadas, jamais postaria algo se não tivesse confirmação do que foi.

De ontem a noite até hoje de manhã, destrinchei em detalhes o que aconteceu com essa paciente. Inclusive, informações de que foi transferida para Frutal sem qualquer tipo de EPI (máscara, etc.), entre outras. Não vou me alongar no assunto. Tenho, inclusive, informações que colocariam em xeque pessoas que teceram acusações contra o Blog.

Tenho responsabilidade com a informação. O Blog está no ar há 10 anos. Antes dele, tinha outro site com o nome Frutalnoticia. Ou seja, para além dos anos de profissão, só na Internet tem 13 anos que posto notícias. Fora isso, desde 2007 sou professor Universitário. Qual exemplo poderia dar aos mais de 200 alunos que tiveram suas formações na UEMG em Frutal e que foram meus discentes, caso não tivesse a responsabilidade no que estou fazendo?

Num momento desse, não divulgaria algo que não pudesse efetivamente apontar para a verdade. E, se restasse alguma dúvida, também deixaria isso claro. Nunca tive problemas com isso. Já fui questionado diversas vezes, e aceito com naturalidade. Afinal, ninguém agrada a todos.

Mas, ouvir acusações infundadas – algumas de pessoas que sabiam que eu estava com a razão – é muito triste. A verdade sempre vem à tona. Sempre. Não foi a primeira acusação que fizeram, não deve ser a última. Mas, quem está do lado da verdade dorme com a cabeça tranquila.

O Jornalismo deve ser respeitado. Com J maiúsculo. Porque, se está ruim com ele, estaria mil vezes pior sem ele.

Obrigado, de nada!

#respeitaoJornalismo

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: