Confira tudo sobre a cavalgada da ExpoFrutal 2019

O Sindicato Rural de Frutal organizou uma reunião na manhã da última terça-feira, 25 de junho, para alinhar estratégias de organização da Cavalgada Expo Frutal, um dos maiores eventos do município, tanto em tradição como em dimensão e número de pessoas envolvidas.

Estiveram presentes no auditório do CIAP representantes do Sindicato, Policia Militar (incluindo a Rodoviária e a de Meio Ambiente), Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal e equipe de vigilância e segurança.

Ponto de partida

Um dos pontos definidos foi o horário de saída, marcado para as 10 horas da manhã. O ponto de referência do início da Cavalgada será a esquina da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Senador Gomes da Silva.

“Com o apoio da Prefeitura, faremos o controle do trânsito utilizando cavaletes e fitas zebradas em diversos pontos do trajeto. Teremos o apoio da equipe de segurança e de 35 integrantes do Tiro de Guerra, para evitar a ultrapassagem de veículos que poderiam atrapalhar o fluxo da Cavalgada”, disse o Major Ivanildo Gomes dos Santos, da Polícia Militar.

Trajeto

O trajeto do ano passado será mantido. Portanto, o desfile partirá do alto da Avenida JK passando pelas seguintes vias: Avenida Euvaldo Lodi, Rua Ipiranga, Avenida Coronel Delfino Nunes e Praça da Matriz, primeiro contornando pela esquina do Santander e depois passando em frente à porta principal da Igreja Matriz, onde haverá a bênção dos cavaleiros.

O desfile seguirá pela Rua Treze de Maio, Avenida Homero Alves de Souza, Avenida Brasil, Avenida Campos Sales e terá chegada ao Parque de Exposições pela Rua Arédio Santana de Andrade.

Permanecem também as mesmas regras gerais de conduta durante o desfile, segundo a PM. “Em cada animal será permitido somente um cavaleiro montado, no máximo com uma criança. Carroças e afins poderão conter o máximo de duas pessoas. Não será permitida a propagação de som eletrônico que não seja do veículo da comissão organizadora. Serão proibidos maus-tratos aos animais, bem como porte de armas ou artefatos como chicotes, esporas, canivetes e outros objetos vetados pela Polícia Militar do Meio Ambiente, como em anos anteriores, sujeito a punição em caso de descumprimento”, diz o major. 

Atrações no Parque de Exposições

A Queima do Alho é um evento realizado todo ano no Parque de Exposições “Os Idealistas”, com início após a chegada das comitivas. Seu nome vem da comida típica dos tropeiros na época das cavalgadas, quando a carne era salgada e seca ao sol nos carros de boi e o cheiro da comida era algo marcante.

O cardápio contém arroz carreteiro, feijão gordo, farofa e mandioca cozida. O valor da refeição será de R$ 15.

A equipe da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, parceira do Sindicato, será a responsável pelo almoço beneficente, cuja renda será revertida em prol das reformas dos prédios do ISPA e da própria Igreja Matriz, que celebrará 150 anos em 2020.

Ao fim da apresentação da Cavalgada, com premiação das comitivas de destaque, será realizada a abertura oficial, com o hasteamento da bandeira nacional.

O Parque de Diversões ficará aberto durante a tarde, assim como as barracas da Praça de Alimentação. No palco ao lado, às 14 horas haverá show com a dupla Suellen & Francielly.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: